A partir de que idade crianças podem usar desodorante?
Especialista explica a dúvida e ainda a diferença entre desodorante e antitranspirante

Durante a puberdade o corpo da criança passa por modificações. Uma das mudanças é o surgimento do odor axilar, principalmente após atividade física. Por isso surge a dúvida sobre a partir de qual idade crianças podem usar desodorante. Conversamos com um especialista a respeito.
Primeiro é preciso entender a diferença entre desodorante e antitranspirante. O primeiro tem a função de neutralizar as bactérias causadoras de odores ou, pelo menos, mascarar os cheiros que elas criam. Como o próprio nome diz, o objetivo é acabar com o odor. Já o segundo é projetado para reduzir ou interromper temporariamente a transpiração. Eles contêm compostos à base de alumínio que, quando aplicados na pele, formam um tampão temporário sobre os poros, impedindo o suor.
Segundo o endocrinologista Miguel Liberato a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) libera o uso de desodorante a partir dos oito anos. Já os antitranspirantes são recomendados apenas após os doze anos, mesmo assim desde que não contenham álcool, parabenos e alumínio.
O médico sugere então alternativas ao uso dos produtos: “É possível usar o leite de magnésia, que neutraliza os ácidos do suor e reduz a proliferação de bactérias, e o leite de rosas, que atua como antisséptico devido ao óxido de zinco e cloreto de benzalcônio”.
Ele alerta, porém, que a escolha do produto deve ser feita com acompanhamento médico. Alerta ainda que o aparecimento precoce desse odor, antes dos oito anos em meninas e dos nove em meninos, pode ser motivo de preocupação. “Nem sempre esse odor indica que já há o início da produção de hormônios da fase da puberdade, mas, como essa é uma possibilidade, toda criança que apresenta início precoce do odor deve ser investigada para tentar identificar a causa”, finaliza.