O que fazer nos arredores de Oslo

Seja pelas famosas paisagens naturais com atividades no verão ou por seu inverno, com atividades de neve, a Noruega é um país muito procurado como destino turístico. A capital pode ser a porta de entrada para muitos brasileiros que visitam o país, mas vale a pena também explorar os arredores de Oslo, que estão cheios de atrações igualmente interessantes.

A cultura viking foi responsável por colocar a Noruega no roteiro de turismo. Kaupang foi uma das primeiras cidades a existir na história da Noruega, sendo estabelecida por volta do ano 800. Sua posição estratégica permitia que os vikings tivessem facilidade de navegação e comércio. Hoje, existe uma réplica de casa viking no local, que fica a 1h40min de Oslo, onde também é possível ver um modelo da cidade original. Mais da história pode ser observado na torre de Slottsfjell e sua imediações, em Tønsberg, são a maior ruína preservada de toda Escandinávia e os visitantes podem ver o que restou de uma fortaleza do século XIII. No museu existente no local também é possível entender melhor a história da região, que está localizada a apenas 1h20min de Oslo.

Como parte da história mais recente, o prédio onde foi declarada a independência da Noruega, marcando a ruptura com o domínio da Dinamarca, está localizado em Romerike, a menos de uma hora de Oslo. O local hoje abriga o museu Eidsvoll 1814 que relembra a história da independência e da constituição norueguesa de 1814. Já na fronteira da Noruega com a Suécia está o vilarejo de Halden, que já foi palco de muitas batalhas entre os dois países. No local, existe uma fortaleza histórica do século XVII, que pode ser visitada por aqueles que se interessam em conhecer um pouco mais sobre a história da Escandinávia. Halden está localizado a apenas 1h30min da capital.

Lillehammer (foto de capa) é uma charmosa região no leste da Noruega, localizada a 2 horas de Oslo, que ficou muita conhecida pela série da Netflix chamada “Lilyhammer”, que foi toda gravada no local. Por lá, é possível visitar parques nacionais, aprender mais sobre a cultura norueguesa, hospedar-se em fazendas que remontam a tempos medievais, além de saborear a comida local preparada com ingredientes frescos. Por falar em gastronomia, quem viaja para a Noruega não pode deixar de experimentar o famoso aquavit, destilado de batata, que é o equivalente da nossa cachaça para os nórdicos. As visitas às destilarias podem ser combinadas com degustações e aulas de culinária, experiências gastronômicas e visitas às fazendas, tudo parte da experiência no Aquavit Trail, passeio oferecido pela fábrica Linie, na cidade de Hamar, localizada a 1h30min de Oslo.

Os admiradores de arte certamente conhecem uma das pinturas mais conhecidas do pintor norueguês Edvard Munch. “O Grito” está em exposição na Galeria Nacional de Oslo, mas para conhecer a intimidade do famoso artista, o viajante pode visitar a casa onde ele passava suas férias de verão, localizada no vilarejo de Åsgårdstrand, a 1h15min da capital. A casa hoje se tornou um pequeno museu em sua homenagem. Com essas dicas, a viagem para Noruega se tornará mais completa.

Faça reserva dos seus hotéis nas cidades norueguesas por este link da Booking.com, assim você ajuda a manter o Maior Viagem sempre atualizado e garante bons preços de hospedagem. Para registrar todos seus momentos de viagem, conte com a conexão do Mysimtravel, comprando seu chip internacional por aqui e receba o mesmo em sua casa, já saindo do Brasil com ele.