Augustiner: Tradição na mais antiga cervejaria em Munique

São quase 700 anos desde que a primeira cerveja foi produzida pela Augustiner, a mais antiga cervejaria em Munique que ainda está em funcionamento. O ano, 1328, ficou marcado por um grande incêndio que atingiu a capital da Baviera, mas o Monastério que ficava perto da Catedral de Munique, onde a cerveja foi produzida, foi poupado. A qualidade da cerveja era tão boa que o Príncipe Bávaro não só deu o direito de produção e venda aos monges, que o faziam em uma taverna interna, como os isentou de impostos. Nascia então uma das tradições mais importantes de Munique, já que hoje seis grandes cervejarias fazem a festa de turistas e moradores.

A qualidade da cerveja é mantida até hoje, graças a excelente água usada na produção, que é proveniente do poço em uma profundidade de 230 metros, e o método de maltagem, em que uma camada de cevada é colocada sobre um piso de calcário dando espaço para o malte respirar. Outra tradição é o desfile dos cavalos levando os barris de chopp para a Oktoberfest, mantendo assim uma característica da época em que a festa foi criada para celebrar o casamento do Rei da Baviera (clique no link e leia mais sobre a Oktoberfest).

Esse é apenas um dos motivos que me fizeram escolher a Augustiner Bräu como meu local para curtir uma refeição típica em uma cervejaria em Munique, obviamente regada a muita cerveja. Assim como as outras cervejarias da cidade, a Augustiner hoje é encontrada em diversos endereços, incluindo os famosos biergartens. Mas, minha escolha foi o edifício da Landsbergerstr, que desde 1885 abriga o local onde a cerveja é produzida, e de onde sai para ser distribuída pela cidade e para o pavilhão na Oktoberfest. Ao se aproximar da cervejaria já é possível sentir o cheiro da produção e esse clima é apenas as boas-vindas para a experiência na taverna onde é possível ter uma verdadeira experiência bávara. Além de obviamente provar a cerveja, a taverna oferece comida típica da região, vista para o estábulo onde estão os cavalos e muita diversão com música e brinde durante a noite.

cervejaria-em-munique

Nesse endereço é possível curtir um pouco do clima do festival cervejeiro em qualquer época do ano, além de obviamente ser um dos pontos mais procurados durante o período da Oktoberfest. A Augustiner inclusive prepara uma cerveja especial que é apenas servida nessa época, a Augustiner Oktoberfestbier. A Augustiner também foi a responsável por uma tradição da festa, já que em 1926  montou pela primeira vez a Augustiner-Turm, uma torre que serve de armazenamento para os barris de cerveja de onde saem os 200 litros servidos no balcão da tenda.

Tamanha importância histórica já torna uma visita a Augustiner Bräu da Landesbergerstr uma atração, mas a cerveja deliciosa e pura e as comidas igualmente saborosas e especiais ainda completam a experiência. Isso claro sem falar na animação dos alemães de Munique e dos tradicionais brindes feitos sobre as mesas de madeira compartilhada. Sentra em uma delas, dividindo espaço com estranho que em minutos se tornaram seus amigos é uma das maiores tradições na maneira que os residentes consomem cerveja em Munique. Essa é uma das tradições mais fortes e interessantes da cidade, uma experiência única que mostra bem o espírito festivo e acolhedor de Munique.

augustiner-taverna

Nossa estadia em Munique foi no Mandarin Oriental Munique, que possui três boas opções gastronômicas para quem estiver na cidade, e estivemos conectados o tempo todo usando o chip internacional da Mysimtravel.

Augustiner

Endereço: Landsbergerstr. 19

Telefone: 089 50 70 47

Horários de Funcionamento: diariamente (10h a 0h)