Cardio antes ou depois da musculação? Nova pesquisa pode trazer resposta
Ordem dos exercícios teve resultado significativo na perda de gordura

Há décadas a dúvida se o cardio é mais efetivo quando feito antes ou depois da musculação persegue os adeptos do mundo fitness. Um novo estudo pode finalmente trazer a resposta definitiva para que não tenhamos mais dúvidas a respeito.
Segundo o professor sênior de Fisiologia Clínica do Exercício da Universidade East London uma pesquisa constatou que a ordem do treino reflete na quantidade de gordura perdida. Estudando 45 homens obesos entre 18 e 30 anos foi verificado que o grupo que começou pela musculação teve reduções maiores na gordura corporal total e na gordura visceral. Já sobre a capacidade cardiovascular foram semelhantes independentemente da ordem do treino.
Segundo o especialista o resultado está relacionado a forma como o corpo utiliza energia. O treino de resistência esgota os estoques de açúcar armazenado nos músculos que funciona como combustível de acesso rápido do corpo, forçando a mudar a fonte de energia usando as reservas de gordura.
O estudo alerta ainda que fazer cardio antes pode comprometer a eficácia da musculação. O cardio consome as reservas de glicogênio, deixando os músculos parcialmente esgotados antes mesmo de começar a levantar peso.