Entenda a cirurgia que Eliana fez quando estava indo pra Globo
Apresentadora não conseguia levantar o braço

O que era pra ser um dos grande momentos da carreira com a chegada na Globo acabou se tornando um desafio para Eliana. A apresentadora precisou passar por uma cirurgia no ombro que atrapalhava seus movimentos: “Eu não conseguia levantar o braço, ele grudou no meu corpo”, comentou em entrevista ao PodDelas.
O chamado ‘ombro congelado’ foi considerado por muito tempo uma consequência biomecânica do envelhecimento ou de lesões mal resolvidas. Mas estudos recentes mostraram uma conexão estreita e historicamente subestimada com alterações hormonais da menopausa.
A própria apresentadora só foi saber da ligação com a fase que estava passando mais recentemente e destacou que na época os médicos não fizeram a relação. Alguns autores têm chamado a menopausa como ‘inflamapausa’, descrevendo assim uma fase de extrema tendência inflamatória.
“O estrogênio e a progesterona (hormônios femininos) possuem propriedades anti-inflamatórias, favorecendo a produção de líquido sinovial (substância lubrificante que reduz o atrito entre as estruturas articulares). Com sua redução, há maior propensão à inflamação, ressecamento articular e rigidez”, explica Bianca Innocencio, nutricionista especializada na saúde da mulher.
A especialista destaca que alimentação, suplementação e atividade física são pilares fundamentais para a mulher nesta fase da vida. Por isso lembra que alimentação com perfil anti-inflamatório, inspirada na dieta do mediterrâneo, ajudam. “Alimentos como abacate, oleaginosas, peixes ricos em gordura boa, além de uma ampla variedade de verduras e legumes, formam a base dessa abordagem”, exemplifica.