Como chegar em Petra a partir de Israel

Apesar de estar na Jordânia, o sítio arqueológico de Petra é comumente visitado por quem está viajando por Israel, já que fica próximo à fronteira. Muitas pessoas optam pelas day trips, inclusive por medo de ter que fazer todo o processo de imigração e traslado até Petra sozinho. Mas, como disse no post que fiz que fiz sobre Petra (clique no link para saber mais a respeito), não recomendo essas day trips pelo tempo curto para explorar toda a cidade rosada – como é carinhosamente chamada – da forma como ela merece. Então como fazer? Confira nesse post como chegar em Petra a partir de Israel por sua própria conta.

Como disse, o tempo para visitar Petra é importante. Por isso, a primeira recomendação é ficar hospedado na noite anterior na cidade de Eilat e sair logo cedo para atravessar a fronteira. Um aviso importante é que é proibido cruzar a fronteira de carro! Por isso, mesmo que você esteja com carro alugado em Israel (o que não foi nosso caso já que chegamos a Eilat de avião) é preciso alugar um outro veículo na Jordânia. Como falei, estávamos sem carro no charmoso balneário do sul de Israel e pegamos um taxi do nosso hotel até o posto de fronteira (bem tranquilo e a maioria dos hotéis oferecem para solicitar o taxi, o que é mais seguro pela questão de valores). Quem já está em Israel sabe que pegar taxi na rua é sempre um stress por conta do valor cobrado! Um trajeto curto te leva do centro de Eilat para o posto de fronteira Yitzhak Rabin Border Crossing. Se você estiver de taxi ele te deixará bem na porta do posto e, caso esteja de carro, ao lado existe um grande estacionamento, onde segundo relato que vi do blog Turista Profissional quando estava me informando a respeito é bem tranquilo de deixar o carro.

O processo para atravessar a fronteira entre os dois países é um pouco burocrático, mas como o dia que fomos estava bem tranquilo não demoramos muito. Ainda do lado israelense é preciso pagar uma taxa de saída de Israel (sim, acredite, você paga para sair do país) que é bem barata, por volta de 20 NIS. Depois é preciso se dirigir a outro guichê para o controle de passaporte e te darão os papéis da saída de Israel que precisam ser apresentado no último posto de controle da fronteira. O momento mais curioso está por vir, quando você atravessa a pé a fronteira entre os dois países (evite levar bagagem pesada porque será preciso carrega-las já que os carrinhos de mala têm que ficar do lado israelense) em um trecho que está no meio entre os dois postos de controle. É uma sensação de estar num território que não pertence a nenhum dos dois. Depois é a chegada a Jordânia, quando novamente precisará passar pelo processo normal de imigração além do controle de bagagem.

fronteira-israle-jordania

Vai viajar para Israel ou Jordânia? Reserve clicando aqui a sua hospedagem e garanta o melhor preço!
Obs.: Quando você reserva um hotel por este ou qualquer link dentro do site, nós recebemos uma pequena comissão para continuar escrevendo matérias gratuitamente para você! E você paga o mesmo valor que se fizer direto pelo site do Booking.

Importante ressaltar que para entrar na Jordânia é preciso ter visto. Apesar de ter lido que nesse ponto de fronteira é possível obter visto na hora, recentemente houve uma alteração e, para viajantes individuais (sem excursão ou grupo) é necessário chegar à Jordânia já com o visto, que você emite facilmente em São Paulo (fica pronto no dia seguinte). No site oficial de turismo da Jordânia tem mais informação a respeito (clique no link). Após todo o processo de controle de entrada, que confesso foi mais chato desse lado não pela complexidade, mas pela lentidão dos responsáveis em te atender, é só seguir até a parte de fora do posto de fronteira. Vários taxis estacionados por ali te levam até a cidade de Aqaba, a mais próxima, onde alugamos nosso carro. O valor é novamente negociado antes do trajeto – cerca de 16 JOD, por volta de US$ 20), mas depois de tanto tempo negociando valor de taxi na viagem eu já nem ligava mais pra esse tipo de coisa.

Uma vez em Aqaba o caminho até Petra é tranquilo, com uma boa estrada. É praticamente uma linha reta e há sinalização que te ajudará. Garanta que seu carro esteja abastecido por completo, os postos de gasolina são raros ao longo do caminho. Divirta-se com a paisagem, saiba que passará por um posto de controle de soldados (nada anormal, mas sempre um momento tenso de ficar respondendo aquelas perguntas básicas) e chegue a Petra para se hospedar e aproveitar para já seguir para o Sítio Arqueológico, onde você irá ver maravilhas que qualquer processo cansativo será logo apagado da sua memória.

Related Posts

20 Comentários

  1. RAISA FONSECA

    Olá! é possível ir contratar o passeio saindo de aqba? sobre o visto, moro em salvador, basta entrar no site da jordania e tirar la? não tem como tirar na hora na fronteira? (considerando que so vou pegar excursão em aqba)

    1. Otavio Furtado

      É possível tirar o visto na fronteira, mas isso levará mais tempo na hora de atravessá-la

  2. Patrick

    Só nao falou quanto tempo demora a viajem. De Tel aviv a Petra ou Jerusalem a Petra

    1. Otavio Furtado

      Isso vai depender de como estiver a fronteira no dia que vc atravessar. Eu dei sorte e passei super rápido. Mas, já li que tem dias que a fila é bem grande

  3. beatriz

    Ola!
    estou querendo fazer o trecho jerusalem – petra… vi que tem um trasnporte que chama Eilat Shuttle… é confiavel? vai direto de uma cidade para outra mesmo? passa pela fronteira?

    1. Otavio Furtado

      Oi Beatriz, não conhecemos esse transporte. Fizemos o percurso por nossa conta, como contamos na matéria.

  4. Renato

    Olá, Otávio. Massa seu relato! E sobre o retorno de Petra para Israel, vc tem alguma experiência para nos dizer?

    1. Otavio Furtado

      É a mesma coisa, só que no sentido inverso. A burocracia na volta é um pouco menor apenas.

  5. Gilberto Araújo

    Olá, Otávio. Agradeço a postagem. Você sabe indicar alguma agência de viagem que faça o passeio completo (1 noite em Petra) partindo de Tel Aviv e a ela voltando? Grato, Gilberto.

    1. Otavio Furtado

      Oi Gilberto, como fiz por conta própria não pesquisei sobre agências.

  6. Fernanda Santos

    Olá! Uma pergunta…
    Vou estar em Jerusalém, Mas quero conhecer Petra. Pesquisei aqui e percebi que Posso pegar um voo de Jerusalém para Eilat com tempo de duração de 1 hora, e depois seguir para Petra. Vc acha que se eu chegar de manhã em Eilat consigo visitar Petra durante a tarde e a noite? e no dia seguinte de manhã fazer o caminho de volta para jerusalém? Meu tempo ta curto.

    1. Otavio Furtado

      O percurso entre Eilat e Petra é um pouco longo, mas dá para fazer sim.

  7. Lilia Rufino

    Olá,
    Vi aí no site de turismo da Jordânia , que brasileiros não precisam de visto. Dos países da América Latina somente a Colômbia precisa. Que duvida cruel estou agora, minha gente. Estou indo agora em março.

    1. Otavio Furtado

      Oi Lilia, precisamos tirar o visto sim.
      Tem a opção de tirar na hora, mas preferimos tirar de forma anteipada

  8. Tatiane Vital

    Oi estou querendonir para petra no prox ano. Eu iria com meu carro eu moro em Israel. Eu gostaria de saber se é complicado ir com criança de 2 meses?
    Onde posso deixar meu carro? Para cidadãos Israelenses é preciso visto? Como consigo alugar um carro lá? Se dois dias é o suficiente para conhecer petra? Obrigada

    1. Otavio Furtado

      Oi Tatiane.
      O trajeto dentro de Petra é cansativo e talvez com uma criança de 2 meses seja complicado, mas tudo depende do ritmo de vocês.
      Sobre seu carro, não é possível atravessar a fronteira para a Jordânia de carro. O que você pode fazer é ir até a parte israelense da fronteira e estacionar lá (há um estacionamento) e depois fazer a parte da Jordânia de uma outra maneira (sugiro alugar carro). O aluguel de carro na Jordânia pode ser feito pela internet, nós fizemos com a Sixt.
      Não sei sobre visto em relação a cidadão israelense. O ideal é você entrar em contato com o consulado para se informar.
      Dois dias é suficiente para conhecer Petra, mas novamente vai depender do seu ritmo por estar com uma criança pequena.

      Boa viagem!

  9. Natalia

    Olá, Otavio
    Essa informação sobre o visto adiantado me pegou de surpresa. Você não viu nada lá mesmo se é possível tirar na hora? Estou fora do Brasil e não sei como faço para ter me visto com antecedência.

    Obrigada!

    1. Otavio Furtado

      Antigamente conseguia fazer na hora, mas pesquisando na página oficial vi que tinha que pedir antecipado agora e preferi não arriscar.
      Não sei te dizer se ainda tem como fazer na hora.

  10. De Souza Naiara

    Olá Otávio,
    Uma dúvida, em outro blog eu vi que a saída de Israel através de Eilat custa 102 NIS e aqui vi 20 NIS.
    Será que você poderia me informar onde posso ver o valor atualizado?
    Desde já agradeço,
    Naiara

    1. Otavio Furtado

      Oi Naiara, esse foi o valor que pagamos.
      Não consegui nenhum site que tenha o valor atualizado oficialmente.
      De qualquer maneira é bem barato.
      Beijos e boa viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *