Sete curiosidades sobre o Mar Morto

Seja pela Jordânia, Israel ou até mesmo a Palestina, turistas têm muita curiosidade em conhecer o Mar Morto. Os dois primeiros países são os destinos mais procurados pelos viajantes para curtirem o Mar Morto. Na Jordânia, junto com Petra, é um dos principais atrativos do país. Listamos abaixo sete curiosidades sobre o Mar Morto que encantam tanto quem visita a região.

LEIA TAMBÉM: Conhecendo Petra, a cidade Rosa

O Mar Morto está localizado a mais de 400 metros abaixo do nível do mar, sendo, portanto, o local mais baixo da Terra. Recebe esse nome pela imensa quantidade de sal presente em suas águas, que inviabiliza qualquer tipo de vida no local. Cerca de dez vezes mais salgada que a água do mar, esse alto nível de salinidade (31,5%) também é responsável pela sua flutuabilidade. Esse é  certamente o maior atrativo turístico do Mar Morto, afinal quem nunca pensou em tirar uma foto boiando sem dificuldades por lá? (compre aqui seu chip internacional para se manter conectado e poste suas fotos usando a nossa tag #MaiorViagem).

VAI VISITAR O MAR MORTO? FAÇA A SUA RESERVA DE HOTEL CLICANDO AQUI!
Garanta a melhor opção em hospedagem e, sem pagar nada mais por isso, ajude a manter o Maior Viagem gratuito para os leitores ao fazer a sua reserva através deste ou qualquer outro link do Booking.com em nosso site.

A quantidade de beach clubs em suas margens são diversão garantida e prometem ajudar quem quer pegar sol durante a sua viagem. O vapor que sobe da superfície do mar atua como um filtro natural para proteção dos raios UVB, potencialmente prejudiciais à saúde. Outra atração para quem quer cuidar da pele são os benefícios terapêuticos do Mar Morto, conhecidos pelo ser humano há pelo menos dois mil anos. Uma combinação única das condições climáticas e elementos têm sido comprovadas como extremamente benéficas e oferecem tratamentos naturais para doenças crônicas, problemas dermatológicos e condições respiratórias. A costa leste jordaniana do Mar Morto desenvolveu-se com o turismo de tratamento de beleza e saúde. Uma série de spas e hotéis se alinha na costa e atrai visitantes de todo o mundo. Ainda, laboratórios produzem uma variedade de xampus, sais de banho, hidratantes, removedores de maquiagem, tônicos de pele, dentre outros produtos. A água desse importante mar é rica em sais de cloreto de magnésio, sódio, potássio, enxofre, iodo, cálcio e bromo, responsáveis, dentre outros benefícios, por desintoxicar e estimular o metabolismo, equilibrar os níveis de pH e aumentar a proteção das camadas da pele, reduzir inchaço, relaxamento muscular e regular o equilíbrio de água do corpo. Ainda, devido à alta pressão barométrica, o ar ao redor do Mar Morto é cerca de 8% mais rico em oxigênio do que o nível do mar. Esse ar seco, rico e livre de ácaros faz desta área um refúgio para as pessoas com problemas de insuficiência respiratória. Outro fator imensamente divulgado e procurado é a lama do Mar Morto, ou pelloid, que é rica em minerais de sedimentos aluviais enriquecida com componentes de sulfeto. Ela mantém bem o calor e pode ser espalhada sobre o corpo para limpar a pele e aliviar dores reumáticas ou ocasionadas por artrites. É possível encontrar uma variedade de máscaras faciais da lama em estabelecimentos em toda a Jordânia.

utro motivo que atrai tantos viajantes ao Mar Morto é a espiritualidade. A região tem um significado espiritual para os judeus e cristãos. Acredita-se que este é o lugar onde Deus em primeiro lugar falou com o homem. É a Terra Santa onde Deus deu os seus Dez Mandamentos a Moisés, onde Jó sofreu e foi recompensado por sua fé, onde Jesus foi batizado por João, e onde Jacó lutou com o anjo de Deus. No livro de Gênesis, Deus refere-se ao Vale do Rio Jordão ao redor do Mar Morto, como o “Jardim do Senhor”, e acredita-se ser o local do Jardim do Éden.