Dia Mundial da Tapa: da Espanha para São Paulo

As tapas são consideradas delícias de “cozinha em miniatura” típicas da Espanha e hoje, dia 15 de junho, é quando se celebra o Dia Mundial da Tapa. Diferentes cidades do mundo vão ter uma programação bem atrativa para comemorar este dia, bares e restaurantes oferecerão menus especiais de tapas e São Paulo está incluída nestas cidades, com uma programação especial que vai do dia 15 a 18 de junho.

Ir de tapas significa ter bons momentos com os amigos e desfrutar da vida através da gastronomia. Originárias da Espanha, algumas das tapas mais típicas já podem ser encontradas em diversas cidades do mundo. Elas podem ser servidas de graça, para acompanhar a bebida ou para almoçar beliscando. Entre as mais conhecidas estão as Patatas bravas (batata frita com molho picante), Jamón (presunto que se for ibérico melhor ainda), a Tortilla española (preparada com ovo, batatas e azeite), Calamares (anéis de lula servidos empanados ou fritos em azeite) e as croquetas (croquetes recheados de sabores como jamón, cogumelos, lulas ou variedades de queijo).

Algumas tapas são tradicionais em determinadas regiões espanholas. Típico da Catalunha, o “Pan tumaca” é um pão com tomate, azeite e sal, que em função do paladar, pode ser acompanhado com ‘jamón’, frios, ‘tortilla’ ou queijo. Gilda é um clássico do País Basco, onde as tapas são conhecidas como ‘pintxos’. Este aperitivo é realizado com aliche, azeitona e ‘guindilla’ (pimenta similar à malagueta). Já um prato típico da Galícia, servido normalmente em uma tábua de madeira, é o Polvo à feira, conhecido como ‘pulpo a la gallega’. É cozido e cortado, temperado com sal e páprica e regado em azeite. As Ilhas Canárias também possuem sua tapa típica, as papas arrugadas, que são batatas servidas de ‘mojo’ (molho regional de sabor intenso). As mais famosas são preparadas com um tipo de batata pequena própria da região cozida com bastante sal.

Para comemorar o Dia Mundial da Tapa, o centro Cultural Unibes preparou uma programação do dia 15 a 18 de junho, que conta com uma feira gastronômica espanhola para degustar tapas de restaurantes espanhóis, vinhos, cavas e cervejas espanholas, além dos embutidos. Junto à parte gastronômica, uma programação cultural com concursos, shows de música e muitas outras atividades. Confira a programação completa e participe.

Alguns restaurantes prepararam novidades para a data. O Adega Santiago, bar inspirado na cozinha das tabernas e tascas da Península Ibérica serve tapas como os Croquetes de Pato. Já o Taberna 474 mantém as raízes ibéricas, mas enfoca a culinária da orla portuguesa, encontrada nas tascas lisboetas, tem como uma das opções de tapas a Espetada de Lula, Polvo e Viera.

Os combos da Casa Europa que combinam tapas com drinks feitos com gim Arapuru apresentam os sabores da Inglaterra, com Gin Tonica Tradicional e Vieira fresca na concha; da Itália, com Gin Negroni eTapas de batuto de carne cruda, com steak tartar trufado; dos Estados Unidos, com Gin Dry Martini e Ostras Horsehadish; de Portugal, comGin, Vinho do Porto e Tonica e Tapas de lasca de bacalhau; da Espanha, com Gin, Vinho Jerez e Tonica e Tapas de Jamón Serrano e rúcula; da França, com Gin, Licor Grand Marnier e suco de limão e Tapas de queijo de cabra, figo e mel; e Brasil, com CaipiGin de caju, a típica caipirinha de caju em uma versão feita com gin, e Tapas de tartare de calabresa.

Como novidade, este ano, os visitantes contarão com o apoio do aplicativo Cabify, transportador oficial do evento. Quem optar pelo Cabify terá à disposição duas promoções: 50%, com desconto máximo de R$20, nas 2 primeiras corridas com a CABIFY na cidade de São Paulo! (Validade só para novos usuários) Código: #TAPASDAY e 25%, com desconto máximo de R$20, para 6 corridas com a CABIFY atreladas ao Unibes Cultural (Validade para todos os usuários) Código: TAPASDAY

Serviço:

Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – ao lado do metrô Sumaré

Horários: 15/06 (quinta) das 15 às 20h; 16/06 (sexta) das 17h às 21h; 17/06 (sábado) das 12h às 21h; 18/06 (domingo) das 12h às 18h