Festival do Japão em Belo Horizonte

Pelo sexto ano consecutivo, Belo Horizonte vai receber o Festival do Japão em Minas, de 17 a 19 de fevereiro, no Expominas. O evento já consolidado no calendário mineiro, tem como objetivo a divulgação da cultura japonesa, o intercâmbio social, cultural e econômico entre esses dois países.

Serão três dias de programação, com diversas novidades para o público. A diversidade da culinária japonesa – Washoku, tombada pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade em 2013, estará representada no Festival do Japão, por meio de várias atividades.

O evento contará com workshops de Shin Koike, Embaixador da Difusão da Culinária Japonesa para o exterior, nomeado pelo Governo do Japão para promover a cultura washoku e difundir os preceitos da boa culinária japonesa. Celso Amano, grande vencedor do World Sushi Cup 2016, realizado no Japão, também estará no Festival, junto com Atomu Komono, que vai ministrar a oficina de Chirashizushi, outra modalidade de sushi. A sommelier Yasmin Yonashiro ministrará palestra com degustação de saquê e também haverá exposição de réplicas de pratos típicos originais, que chegam a enganar os olhos de tão perfeitos e apetitosos.

Neste ano os espaços estarão mais interativos, para proporcionar aos visitantes uma experiência mais próxima da cultura. Em destaque o espaço do Tanabata Matsuri ou Festival das Estrelas, conhecido pelos pedidos escritos em tiras de papel, a área do Undokai, uma gincana poliesportiva com atividades para toda a família, e o Kyudo, o de arco e flecha que também estará disponível para experimentação. As atrações de palco vão contar com dois diferentes estilos de Taiko (tambores japoneses) e também o Grupo ShokoRyu, de dança com espadas vindo de São Paulo e as apresentações de performances esportivas de Judô, Aikidô e Karatê, este contando com atletas vindos diretamente do Japão.

Já tradicionais no evento, permanecem na programação a Casa do Chá com a cerimônia completa e experimentação do Matcha (chá verde em pó), a Exposição dos arranjos florais Ikebana e as oficinas. Com inscrições gratuitas, o público poderá experimentar as práticas de Oshiê, composição de figuras com papéis e tecidos com a artista Alice Saguti, Origami, dobra em papel com a artista Kennya Luz, de Mangá com o quadrinista Ricardo Tokumoto, de Ikebana por Lina Kawamura e de Pipamodelismo, com o engenheiro de pipas Ken Yamazato. Vale a pena conferir a riqueza da tradição japonesa!

Serviço:

DIAS: 17 a 19 de fevereiro de 2017

HORÁRIOS:  Dia 17/02 das 14 às 22 horas; dia 18/02 das 10 às 22 horas; e dia 19/02 das 10 às 19 horas.

ENTRADA: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia-entrada para menores de 21 anos, estudantes e idosos). Ingressos vendidos no local.

LOCAL:  Pavilhões I e II, do Expominas – Avenida Amazonas, 6.200 – Bairro Gameleira – Belo Horizonte.

INFORMAÇÕES: (31)3657-4811/3657-4813

SITE: www.festivaldojapaominas.com.br