Glória Bistrô, o mais novo queridinho em Ipanema
Bistrô francês acumula fila na porta e boa avaliação com pouco mais de uma semana de funcionamento

Desde o anúncio da reforma do imóvel que abrigava o mediterrâneo Oia para a abertura de um bistrô francês estava curioso para saber o que encontraria na novidade. Talvez pelo fato de passar diariamente pela porta do local a curiosidade foi sendo incentivada acompanhando cada passo da obra.
Quando o Glória Bistrô abriu tive a infelicidade de estar viajando, mas não demorou muito para que fosse conhecer a novidade. Com pouco mais de uma semana de funcionamento estive na casa para um almoço que me contemplou com comida boa, ambiente agradável e um bate papo interessante com o chef Ignácio Peixoto sobre suas criações para a casa.
No charmoso e convidativo espaço, sempre com fila na porta (sinal de sucesso!), o clima de bistrô nos leva a uma viagem sensorial para algum cantinho de Paris. Mas o jeitinho brasileiro se faz presente, especialmente na ideia de trazer clássicos da gastronomia francesa com toques de outras culinárias mundiais para o menu.
“O Glória nasceu da ideia da gente trazer um bistrô francês com algumas influência de imigrantes. Bem o que está rolando hoje em Paris”, me contou o chef.

Conheço Ignácio de trabalhos anteriores, Bagatelle e Irajá, mas acredito que ele conseguiu imprimir uma personalidade diferente no meu do novo restaurante. A proposta é uma comida afetiva, sem muitas invenções, mas as técnicas aplicadas no preparo entregam excelência.
Um bom exemplo é o delicioso Pastrami de Costela servido com purê de baroa e saladinha refrescante. Ao contário dos cerca de 10 dias habitualmente usados para curar, Peixoto optou pela metade do tempo “para deixar a carne menos dura”. A peça ainda é defumada com um mix de 12 especiarias, passa pelo calor da lenha de macieira por duas horas e é brazeada por 6 a 8 horas. O resultado final de tanto processo é espetacular!
Ainda é cedo, mas as ambições são grandes. Após ter o irmão e vizinho Pici indicado como Bib Gourmant no Guia Michelin, a expectativa é que o novato apareça em breve na lista de opções que valem pelo custo x benefício. A que tudo indica o Glória chegou, chegando e veio pra ficar. Nos resta celebrar mais essa novidade gastronômica de boa qualidade na cidade. Santé!