Inhotim em Janeiro

Que tal começar o ano de 2017 conhecendo o maior centro de arte ao ar livre da América Latina? Inhotim preparou uma programação para o mês de janeiro que vai agradar a adultos e crianças, com aprendizado de técnicas artísticas, além do rico acervo do museu.

Em todos os fins de semana de janeiro acontecem as Oficinas de Verão, nas quais a família aprende sobre os acervos do Instituto por meio de atividades lúdicas com os educadores. Durante a semana, o público pode usufruir das visitas panorâmica e temática. O formato da programação de férias foi ajustado para atividades de duração mais curta.

Parte da Oficina de Verão de Inhotim, o Stop Motion tem como objetivo fazer com que os participantes conheçam mais os acervos artístico e botânico do Inhotim por meio dessa técnica audiovisual. Nos dias 07 e 08 de janeiro das 10h30 às 12h30, os educadores, com o uso de câmera, computador e massinha, vão ensinar aos participantes todas as etapas de produção de um vídeo de animação stop motion, passando pela elaboração do roteiro, preparação dos personagens, ensaios das cenas e fotografia quadro a quadro.

No fim de semana dos dias 14 e 15 de janeiro, das 14h às 15h30, na oficina de Furoshiki, uma tradicional forma japonesa de embrulhar presentes e transportar objetos, como garrafas e caixas, os visitantes vão utilizar um pedaço de tecido e, por meio de técnicas de dobradura e amarração do lenço, criarão bolsas para serem usadas no dia a dia.

Os jovens do projeto Laboratório Inhotim aprenderam, em 2016, a técnica de Cianotipia, que consiste na impressão fotográfica em tons de azul. Utilizada como ferramenta para a documentação científica, o público será convidado a descobrir os jardins de Inhotim, produzindo impressões fotográficas a partir de folhas do acervo botânico, nos dias 21 e 22 de janeiro das 14h às 15h30.

Outra oficina, oferecida nos dias 28 e 29 de janeiro das 10h30 às 12h30, será o stencil em camiseta. O stencil é utilizado para impressões em superfícies planas. Nesta atividade, o visitante será convidado a personalizar uma camiseta com estampas do acervo artístico do parque. Além de aprenderem a técnica, adultos e crianças vão conhecer mais sobre as obras trabalhadas na oficina, conversando com os educadores.

Todas as atividades são gratuitas para visitantes e possuem vagas limitadas, por isso é importante se inscrever na Recepção do local. Crianças a partir de 10 anos podem participar acompanhadas por um responsável. Além das oficinas, Inhotim oferecerá a visita temática “O movimento neoconcreto como ruptura na arte brasileira” às 10h30 nas quartas, sábados, domingos e feriados e a visita panorâmica de terça a domingo às 11h e 14h, também com inscrições no local par as 25 vagas disponíveis em cada uma das visitas.

Leia mais:

Inhotim: um museu a céu aberto