Já pensou em tomar chá como pré treino?

A bebida pode ser servida quente ou gelada e ajuda nos resultados

Nutricionista afirma que chás podem ajudar antes e depois da atividade física Crédito: Ahmed Aqtai/Pexels

Muita gente pensa que chá acalma e por isso não seria uma boa pedida antes de se exercitar. Mas Fúlvia Hazarabedian, head do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, explica que a bebida pode e deve ser consumida.

Reserva de hotel na Booking

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, e o Brasil é um desses grandes consumidores. A bebida teve um crescimento no país de 25% nos últimos anos, representando o dobro da média mundial que é de 13%. 

A nutricionista explica que a temperatura que é consumida o chá não faz diferença. Ainda que podem ser misturados, podendo potencializar e aumentar os benefícios. Mas faz um alerta importante: “como qualquer outra substância é sempre recomendável consultar um profissional de saúde antes de incorporar novos suplementos ou chás à sua rotina, especialmente se tiver condições médicas pré-existentes ou estiver tomando medicamentos”.

Confira dez tipos de chá que você pode consumir como pré treino ou depois de retornar da atividade física.

Chá preto
Possui cafeína em sua composição, aumentando a energia para as atividades físicas e também sendo um ótimo potencializador, auxiliando no foco e na concentração. Mas a especialista afirma que é preciso tomar cuidado porque algumas pessoas têm sensibilidade absorvedora dessa substância, gerando insônia e podendo mexer com o ritmo metabólico.

Chá verde
Pode aumentar a energia e a resistência no treino, potencializando a circulação sanguínea e o gasto calórico. Além disso, é um aliado para a recuperação muscular e assim como o chá preto possui cafeína na composição.

Chá indiano
O Chai é uma opção para quem quer inovar no pré-treino. Feito com chá preto, leite, açúcar e diversas especiarias como: gengibre, cravo-da-índia, cardamomo, noz-moscada, pimenta do reino e canela, tem muitos benefícios como efeito descongestionante, auxílio na melhora da circulação sanguínea, no sistema digestivo e acelera o metabolismo.

Chá de guaraná
O guaraná também pode ser consumido em forma de chá. Feito a partir das sementes da fruta, ela é usada para combater o cansaço físico e mental. Como contém cafeína, o pó de guaraná serve para repor a energia e melhorar a atenção.

Chá de gengibre
Aliado para o pré e pós-treino, o chá de gengibre melhora o funcionamento do intestino, acelera o metabolismo, combate a retenção de líquidos e auxilia na prevenção de inflamações mais graves.

Chá de canela
Possui propriedade calmante, tem ação detox, regula o intestino e auxilia na perda de peso. Além disso, melhora a capacidade cognitiva, contribui para a saúde sexual e dificulta o envelhecimento precoce.

Chá de ginseng
Essa planta é conhecida por suas ações adaptogênicas, ou seja, que ajudam o corpo a lidar com o estresse físico, mental e emocional. Mais do que isso, também promove energia, reduz a fadiga, aumenta a resistência e melhora a capacidade de concentração e desempenho.

Chá de alecrim
Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo um aliado do corpo para se recuperar após o exercício físico. Além disso, possui efeito calmante no sistema digestivo, auxiliando na absorção de nutrientes.

Chá de camomila
Outra flor que é ideal para o pós-treino é a camomila, já que tem efeitos relaxantes sobre o corpo e a mente, o que pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse pós-treino, favorecendo a recuperação muscular e o descanso adequado.

Chá de passiflora
A passiflora é a flor do Maracujá e também é uma opção para quem busca relaxar no pós-treino. Devido a suas propriedades calmantes e sedativas, alivia o estresse e promove um ótimo sono.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *