Melhor que o ovo! Qual alimento rico em proteína pode te ajudar com a saúde
Especialistas explicam benefícios e quantidade que deve ser ingerida do outro alimento
Muita gente, especialmente os marombeiros, elegeu o ovo o grande aliado da dieta proteica. Mas há outro alimento rico em proteína que, com até mais que o ovo, e que ainda traz outros benefícios para a saúde.
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o amendoim contém 25,8 gramas de proteína a cada 100 gramas do alimento. Isso é mais que o dobro fornecido pelo ovo na mesma proporção. As proteínas não são apenas essenciais para a manutenção e reparo dos músculos, mas ajudam na regulação do peso, aumentando a sensação de saciedade sem a necessidade de consumir grandes quantidades de calorias.
O melhor é que esse ingrediente ainda é rico em outros nutrientes. O amendoim ainda é rico em gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais. Além disso tem alta capacidade de prevenir doenças cardíacas. Graças ao seu conteúdo em magnésio, cobre, antioxidantes como o resveratrol e gorduras insaturadas, os amendoins promovem um coração saudável e ajudam a reduzir o colesterol ruim.
Ainda, seu percentual de vitamina B é essencial para prevenir o declínio cognitivo associado à idade, ajudando a reduzir o risco de desenvolver Alzheimer. O resveratrol, um composto bioativo presente na casca dos amendoins, possui propriedades antienvelhecimento, protegendo as células do dano oxidativo. Por fim ainda tem capacidade de controlar a diabetes tipo 2. As gorduras boas presentes nos amendoins ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina e a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.
Os especialistas afirmar quem a quantidade ideal de consumo é entre dez e 15 amendoins por dia, o que equivale a cerca de 30 gramas. Ainda, se a pessoa estiver com sobrepeso, reduzir a quantidade para dez unidades pode ser suficiente para obter os benefícios sem excessos.