O interessante Museu de Macau

Se Macau foi por si só uma grata surpresa em minha viagem, alguns pontos dessa cidade merecem destaque. Dentre eles, com certeza está o Museu de Macau. Sua localização na Fortaleza do Monte já o torna especial, já que as ruínas da fortificação construída pelos jesuítas para a proteção da cidade é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. Mas, quem visitar Macau deve separa um tempo não só para conhecer as ruínas da fortaleza, ou apreciar a vista de Macau do alto que o ponto oferecer, mas também conhecer o interessante Museu de Macau. Para mim, o programa mais interessante que fiz na cidade.

Aberto em 1998, o Museu de Macau parece ser menor do que é de fato. É que suas galerias estão dispostas no subterrâneo, e quem vê o prédio do lado exterior não imagina o tamanho e a quantidade de coisas interessantes que podem ser vistas no seu interior. De uma forma geral ele apresenta a história da cidade, que já foi colônia de Portugal e hoje é uma região administrativa da China, mas também faz algumas associações a influência britânica na região, já que a vizinha Hong Kong foi colonizada pelo Reino Unido. É muito interessante perceber a cultura oriental se fundindo a portuguesa na formação de Macau, reconhecer traços próximos a nossa cultura (já que também fomos colonizados pelos portugueses), e entender não somente o que os portugueses influenciaram Macau, mas também o que a região de Cantão (onde fica a cidade) também influenciou o mundo já que as grandes navegações portuguesas que por ali passavam levaram consigo um pouco da cultura local para todas as outras suas colônias.

Logo na entrada da visitação, um corredor bem interessante mostra de um lado a cultura portuguesa e do outro a oriental, manifestada em diversos aspectos: grandes impérios, navegação, escrita, filosofia, ciência, tecnologia e religião. Na sequência atividades comerciais, culturais e religiosas das duas culturas são apresentadas de forma bem didática, incluindo uma instalação cenográfica com prédios de influência das duas culturas onde no interior é mostrado mais a respeito. Há ainda espaço para falar nas grandes navegações, fundamentais para o comércio local e do mundo e o quanto elas levaram coisas asiáticas para o mundo e trouxeram influência europeia para Macau. Um dos aspectos mais interessantes é ver, por exemplo, como os nomes variam conforme a origem da colonização. Em uma apresentação interativa (aliás, a interatividade é bastante presente no museu), é apresentada como a palavra “chá” é dita em diferentes países, demonstrado que a grande diferença é conforme a colonização da região chinesa.

museu-de-macau-1

museu-de-macau-2

Depois dessa apresentação histórica, é hora de conhecer um pouco mais das tradições e arte popular de Macau. Cerimônias religiosas, festas populares, entre outros aspectos são apresentados, mostrando que da fusão dessas duas culturas surgiu o que vemos hoje em Macau. É hora de conhecer as tradições que perduram até hoje e também um pouco da Macau contemporânea. São jogos, brinquedos, eventos sociais como o casamento que é mostrado seguindo a tradição oriental e a portuguesa (que acabou sendo a que ficou para a região de Macau). Há ainda espaço para as exposições temporárias, que quando fomos falava da impressionante Ópera Cantonesa, contando sua história, tradições e apresentando detalhes dessa manifestação cultural tão importante.

museu-de-macau-3

Uma verdadeira viagem pela cultura de Macau, tão ligada a alguns aspectos de nossa cultura, que nos faz ficar ainda mais interessado por um canto do oriente tão “próximo” a gente. É interessante perceber que mesmo que a influência portuguesa esteja presente até hoje, seja nas manifestações culturais, prédios históricos ou ruas e placas com escrito em português, a língua não é mais utilizada no local. De qualquer maneira, é impossível passar por Macau, e especificamente pelo Museu de Macau, sem se sentir um pouco mais próximo.

Museu de Macau

Endereço: Praceta do Museu de Macau, 112 (dentro da Fortaleza do Monte)

Tel.: (853) 2835 7911

Horário de funcionamento: Terça a domingo, de 10h às 18h (última entrada 17h30)

Valor da entrada: MOP 15

A viagem para Macau foi feita em parceria com o Mandarin Oriental Macau que nos recebeu durante nossa estadia no destino. Se estiver indo conhecer a cidade faça a sua reserva por esse link do Booking.com e nos ajude a manter o Maior Viagem no ar!