Museu Torres Garcia é programa com crianças ou só adultos em Montevidéu
Ao falarmos em viagem em família, com filhos, muita gente acredita que museu só serve de for daqueles de ciência, cheio de interatividade moderna. Mas isso é um mito. O Museu Torres Garcia, em Montevidéu, é uma prova que se pode conciliar um programa com crianças a algo que também encantará os adultos e falando de arte.
Torres Garcia foi pintor, desenhista, escultor, escritor e professor uruguaio. Depois de um tempo vivendo no exterior, retornou a sua terra natal nos anos 30 fundando um estilo próprio de arte – Universalismo Construtivo – e teve uma série de alunos. Logo após a sua morte, em 1949, sua viúva e familiares fundaram o Museu Torres Garcia. Porém, a atual localização (um lindo prédio art decó no centro de Montevidéu) é a seda apenas desde 1990. O museu chegou a ficar fechado por um tempo, durante a ditadura no Uruguai, mas hoje abriga uma pequena, mas bem interessante coleção do artista.
Parte do fato da coleção ser pequena e em alguns casos réplicas dos originais, tem ligação com o Brasil. Em 1978 uma grande retrospectiva do artista uruguaio Torres Garcia estava montada no Brasil. O Museu de Arte Moderna do Rio apresenta a mostra “Geometria Sensível”, com 80 telas do pintor, quando um incêndio no local destruiu tudo. Uma das obras do hall de entrada foi um pedido do filho para que se fizesse uma igual a que estava no Rio quando ocorreu o incidente.
Ao longo da exposição é possível ver as diferentes fases do artista baseadas em suas influências, como quando trabalhou com Antoni Gaudí nos vitrais de Catedral de Palmas de Mallorca e na Catedral Sagrada Família de Barcelona. A influência da arte africana, pré-colombiana a aborígene está presente na maior parte de suas obras, embora tenha vivido muito tempo na Europa – Barcelona e Paris – se tornando o artista sul-americano com maior contato europeu de vanguarda no século XX. Ele conhecer, entre outros, Miró, Kadinsky e Piet Mondrian.
Outra característica interessante que pode ser vista no Museu Torres Garcia, e o que faz dele um ótimo programa com crianças, são os brinquedos produzidos pelo artista. No início dos anos 20 ele viveu em Nova York fabricando brinquedos de madeira para sustentar a família. Os brinquedos lindos e interativos são uma das atrações do museu e alguns estão disponíveis para que as crianças possam soltar a sua imaginação.
Museu Torres Garcia
Endereço: Peatonal Sarandí, 683
Telefone: +291 56 544
Site: http://www.torresgarcia.org.uy/
Horário de funcionamento: Segunda a sábado (10h às 18h)
Nossa viagem para Montevidéu teve o apoio do hotel Esplendor by Wyndham Montevideo Cervantes, do chip internacional Mysimtravel e do Ministério de Turismo do Uruguai.