Os efetivos na pele da viagem de avião

Especialista dá dicas de como minimizar os problemas a bordo

Os principais efeitos nocivos na saúde da pele em uma viagem de avião Crédito: Tim Gouw/Pexels

Viajar é sempre uma delícia, mas o que muita gente não sabe é que o ambiente da cabine do avião pode trazer riscos à saúde da pele. Durante um voo comercial, a umidade relativa do ar na cabine pode cair para níveis inferiores a 10%, comparáveis a do deserto.

O ambiente artificialmente pressurizado, frio, seco e com circulação de ar reciclado, acelera a desidratação, provocam irritações e ressecam a pele, lábio e musosas como olhos, nariz e garganta. A pele sofre com secura intensa, perda de viço, aumento da sensibilidade e, em muitos casos, agravamento de condições dermatológicas como rosácea e dermatites. A baixa oxigenação em altitude compromete a circulação e favorece o inchaço, enquanto a exposição à radiação solar em altitudes elevadas pelas janelas da aeronave é alta.

A Dra. Tainah de Almeida, especialista em Dermatologia na Clínica Inovaderm, indica algumas medidas simples que podem ajudar. Beber água com regularidade antes e durante o voo ajuda a manter o equilíbrio do organismo e a evitar a desidratação. O uso de dermocosméticos com ácido hialurônico, glicerina e ceramidas é altamente recomendado, assim como o uso de colírios lubrificantes para proteger e dar conforto aos olhos.

Reduzir o consumo de álcool e cafeína também é importante, já que essas substâncias favorecem a desidratação. Além disso, o uso de protetor solar não deve ser negligenciado, especialmente em assentos próximos à janela, onde a exposição aos raios UV é potencializada pela altitude. Optar por uma maquiagem leve ou manter a pele limpa pode ajudar a minimizar irritações, e a hidratação labial deve ser parte do cuidado completo.

 Adotar uma rotina de cuidados simples, preventiva e adequada pode transformar completamente as horas a bordo, tornando a viagem mais confortável e saudável.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *