Países que exigem a vacina de febre amarela para turistas

Chegou a hora de viajar e está tudo pronto: passagens emitidas, hotéis reservados, passeios escolhidos, passaporte na mão e boa viagem. Calma! Muita gente não se preocupa, mas alguns países possuem outras exigências para que você possa entrar, e uma das mais comuns é o comprovante de vacinação contra a febre amarela. Confira a lista de lista de países que exigem a vacina de febre amarela, saiba como se vacinar e onde tirar o certificado internacional.

A boa notícia é que ao contrário de anteriormente, quando a vacina tinha validade de 10 anos, agora não é mais necessária a renovação da vacina de febre amarela. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma única dose passa a valer para a vida toda do viajante. Para quem nunca tomou a vacina a exigência continua valendo e deve ser feita até dez dias antes da viagem, e para quem já foi vacinado não é preciso modificar o documento, já que são válidos mesmo com a data de validade já expirada.

Apesar do Ministério da Saúde listar regiões brasileiras onde existe risco de contrair a doença, o número e locais de registro de casos no Brasil são muitos e por isso o país é considerado endêmico para a Febre Amarela. Com isso, muitos destinos exigem que os brasileiros se vacinem e apresentem o comprovante ao ingressar no país. É importante ressaltar que muita gente acha isso desnecessário porque já foi a algum país que exige e não foi cobrado, mas vale lembrar que a não apresentação pode ser o suficiente para não ingressar no país e que o retorno ao Brasil pode ser cobrado do viajante já que existe o alerta da exigência. Em breve farei um post falando da minha experiência nas Maldivas.

A vacina é oferecida em postos de saúde municipais e estaduais, mas é necessário levar o comprovante a um posto da Anvisa e trocá-lo pelo Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), que passará a ter na validade escrito em inglês e francês “vida da pessoa vacinada” no caso da Febre Amarela. Mulheres grávidas, bebês de até seis meses, pessoas alérgicas a seus componentes, em tratamento com corticoides, quimioterapia ou radioterapia não devem se vacinar. Nesses casos há o Certificado de Isenção de Vacinação, também disponível nos postos da Anvisa.

A lista de países que exigem a vacina de febre amarela para turistas é divulgada anualmente pela Agência Mundial de Saúde, mas é importante ficar atento que a qualquer momento um país pode mudar a regra e passar a exigir ou deixar de exigir a vacina. Por isso, sempre que for viajar confira se o destino está exigindo. De qualquer forma, a lista atualizada em 2016 de países que exigem a vacina de febre amarela dos brasileiros é: Afeganistão, África do Sul, Albânia, Algeria, Angola, Antigua e Bermuda, Austrália, Bahamas, Bahrain, Bangladesh, Barbados, Belize, Benin, Butão, Bolívia, Botsuana, Baonaire, Brunei, Burkina Faso, Burundi. Cabo Verde, Cambodia, Camarão, República da África Central, Chad, China (menos Hong Kong e Macau), Ilha do Natal, Congo, Costa Rica, Costa do Marfin, Curaçao, Coreia do Norte, Congo, Djibouti, Dominica, Equador, Egito, El Salvador, Guiné Equatorial, Eritréia, Etiópia, Fiji, Guiana Francesa, Polinésia Francesa, Gabão, Gambia, Gana, Grenada, Guadalupe, Guatemala, Guiné, Guiné-Bissau, Guiana, Honduras, Índia, Indonésia, Irâ, Iraque, Jamaica, Jordânia, Quênia, Cazaquistão, Kiribati, Quirguistão, Laos, Lesoto, Libéria, Líbia, Madagascar, Maláui, Malásia, Maldivas, Mali, Malta, Martinica, Mauritânia, Ilhas Maurício, Maiote, Montserrat, Moçambique, Birmânia, Namíbia, Nauru, Nepal, Nova Caledônia, Níger, Nigéria, Niuê, Omã, Paquistão, Paraguai, Filipinas, Ilhas Picárnia, Ilhas Reunião, Ruanda, São Bartolomeu, São Cristovão e Nevis, Santa Lúcia, Saint Martin, São Vicente e Granadinas, Samoa, São Tome e Príncipe, Arábia Saudita, Senegal, Ilhas Seicheles, Serra Leoa, Singapura, São Martinho, Ilhas Salomão, Somália, Sri Lanka, Sudão, Suriname, Suazilândia, Tailândia, Timor Leste, Togo, Tristão da Cunha, Trinidad e Tobago, Uganda, Tanzânia, Vietnã, Ilhas Wallis e Futuna, Zâmbia e Zimbábue.