Pelourinho abre as portas dos museus aos finais de semana

O centro histórico de Salvador atrai turistas do Brasil e do mundo atraídos pela cultura local. E desde o último fim de semana quem visita o Pelourinho pode mergulhar ainda mais na cultural local com o programa “Portas Abertas”, que faz parte do projeto Pelourinho Dia e Noite. Mais museus e centros culturais agora abrem também as suas portas aos sábados e domingos, dias de maior movimentos no local.

Nesse primeiro momento dez novos museus abrem as suas portas nos finais de semana, garantindo a turistas e moradores acesso a documentos, fotografias, livros e prêmios recebidos por Jorge Amado; obras de arte do Golfo do Benin, de onde vieram a maioria dos negros que povoaram o Recôncavo Baiano; e exposição de objetos representativos das três etnias que deram origem ao povo brasileiro: índios, brancos e negros; documentos da vida privada, cotidiana e profissional dos homens públicos que ocuparam os mais altos cargos no poder executivo do Estado e a mais valiosa coleção de arte sacra do Brasil, dentre outros temas.

Haverá também um reforço na programação cultural gratuita promovida pelo Pelourinho Dia e Noite. É o caso do Ajejum de Verão, que acontece na Casa do Benin até 19 de fevereiro, atividade que divulga a culinária de origem africana. O evento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h; sendo que nas sextas será realizada uma oficina gratuita com oito vagas (inscrições pelo e-mail museucasadobenin@salvador.ba.gov.br). Além do Ajeum de Verão, prosseguem na grade do Pelourinho Dia e Noite o Concerto nas Igrejas, que realiza apresentações musicais nas igrejas nas manhãs de domingo, Programação Infantil com atrações para a criançada no Largo de Santo Antônio, e SambaJazz no Pelô, no Largo do Terreiro de Jesus.