Projeto quer transformar Cobal do Humaitá em centro gastronômico
A vocação já existe, com restaurantes e bares ocupando o espaço. Mas a ideia agora é revitalizar e transformar a Cobal do Huamitá em centro gastronômico nos moldes internacionais, como o Time Out Market, em Lisboa, o Polo de Budapeste e o Mercado del Río, em Medelín.
O projeto foi desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RJ (Senac RJ e Sesc RJ) e o Sebrae Rio e prevê retomar a vocação original do espaço como entreposto de alimentos e incluir novidades que atraiam público em busca de alimentação, convivência e lazer.
Uma ampla seção será destinada à comercialização de produtos, inclusive de pequenos e microprodutores, para que o espaço realmente funcione como polo de abastecimento de hortifrutigranjeiros tanto para empresas quanto para os moradores da região. Além disso, está prevista a instalação de restaurantes, cafés, bares e bistrôs e um espaço para encontros que vai abrigar palestras, degustações e oficinas de gastronomia.
Ainda, uma cozinha profissional será montada na Cobal e se tornará um ambiente de aprendizagem para a realização de cursos profissionalizantes de gastronomia do Senac RJ. A capacitação profissional se estende também para a formação empreendedora promovida pelo Sebrae Rio com objetivo de incentivar a formalização de micro e pequenas empresas.