Reguliersdwarsstraat, a histórica rua gay de Amsterdam

É verdade que apenas nos anos 80 a Reguliersdwarsstraat se tornou a mais famosa rua gay de Amsterdam, substituindo a Kerkstraat. Também é verdade que o glamour dessa época e a vida noturna gay vibrante no local já não é mais a mesma. Mas a importância histórica e os empreendimentos gays que ainda resistem na rua fazem dela um local frequentado por moradores e visitantes gays de todo o mundo. Preparamos um post contando a história da rua e com dicas do que fazer por lá atualmente.

– Histórico –

macdonald-amsterdamDurante a II Guerra Mundial o Carlton Hotel, um dos prédios mais importantes da rua, foi bastante destruído durante os bombardeios já que servira de alojamento para oficiais nazistas. Além disso, a derrubada de um avião britânico atrás do hotel provocou um grande incêndio nos prédios da rua. O espaço deixado pelo incidente foi utilizado por muito tempo como estacionamento, até que nos anos 60 os prédios começaram a ser reconstruídos. Foi nessa época que o primeiro bar gay foi aberto na Reguliersdwarsstraat, o MacDonald no número 11. Como na época a aceitação era menor, cortinas tapavam a vista das janelas e um segurança impedia a entrada de pessoas suspeitas. O bar ficou conhecido por ser reduto de gays jovens já que menores de 21 anos não eram permitidos na famosa boite gay DOK, que ficava muito próxima a rua. O local funcionou com seu nome original até 1982.

Em 1970 foi aberto na rua o primeiro coffeshop gay: Coffeshop Downtown. Aberto até hoje, no número 31, modificou seu nome para Lunchroom Dowtown para evitar a confusão com os famosos coffeshops holandeses que vendem drogas. O local sempre vendeu, e continua vendendo, apenas café e lanches. Seis anos mais tarde foi aberta a primeira boite gay da rua. A The Viking funcionou até 1987 quando foi fechada pela polícia. O ambiente era marcado pelo consumo e venda de drogas e prostituição masculina. No endereço chegaram a funcionar outros estabelecimentos gays, como a bem-sucedida Havana que fez fama nos anos 90 com suas Hollywood Partys.

cafe-april-amsterdamA época dourada da Reguliersdwarstraat aconteceu nos anos 80, quando diversos restaurantes – alguns deles abertos até hoje – se instalaram na rua. O primeiro foi o Rose’s Cantina, de comida mexicana, que funciona até hoje e é famoso pelo seu tequila bar e o terraço com jardim. Em 1981 um novo marco na rua foi a inauguração do Café April, o primeiro bar gay de Amsterdam sem cortinas nas janelas. O local fez tanto sucesso que em 1996, após uma reforma, se tornou o maior bar gay da época na Europa. Porém o local foi fechado em 2010 por conta de um conflito entre o proprietário e a cervejaria Heineken. O local – número 37 – é atualmente ocupado pelo bar A l’Elephant du Congo.

Nos anos 90 a rua teve um declínio, mas os frequentadores da Reguliersdwarstraat resolveram se juntar e criar um evento para não deixar a cena gay de Amsterdam morrer. Foi então que em 1996 aconteceu a primeira edição da Amsterdam Pride – a parada gay da cidade. Famosa por se diferenciar das demais já que acontece em barcos nos canais, anualmente o evento recebe milhares de turistas que também lotam a Reguliersdwarsstraat, onde acontece uma série de festas na data. A mais celebre de todas aconteceu em 2000, quando Kylie Minogue comandou uma multidão na rua em uma celebração ao ar livre.

Desde 2006 uma remodelação na rua permite que ela seja fechada apenas para pedestres durante o verão. Após algumas tentativas frustradas de reabrir bares gays icônicos na rua para agitar a cena gay da Reguliersdwarsstraat, alguns lugares foram se tornando bares héteros mas ainda assim alguns endereços resistem e abrigam bares e boites gays que costumam lotar nos finais de semana. Destacam-se o Soho, o Exit Cafe, o Taboo Bar e o Club Nyx. Ano passado um projeto chamado “secret village” agitou a cena gay local com a publicação de um artigo em um jornal onde o presidente da associação comercial local afirmou que gostaria de atrair mais o público hétero e que não haveria mais celebração ao ar livre na rua durante a Amsterdam Pride. Contudo, na última hora, o Club Nyx organizou uma festa ao ar livre justamente no dia da inauguração do projeto que levou o público gay a lotar a rua e fez com que a associação comercial emitisse um comunicado declarando que nenhum dos proprietários da rua querem mudar a característica “colorida e mente aberta” da rua e que será mantida a festa durante a Parada Gay.

– Dicas do que fazer na Reguliersdwarsstraat –

cafe-soho-rua-gay-de-amsterdamO Cafe Soho é um dos mais cheios da Reguliersdwarsstraat. Os frequentadores costumam se aglomerar no início da noite nas poucas mesas externas (principalmente no verão) e ficar bebendo até a hora em que elas são retiradas. É nesse horário que o movimento interno aumento e o bar se torna mais a cara de uma boite. Muito frequentado por jovens e turistas gays, o local tem um interior em estilo clássico com um bar em madeira bem na entrada e um espaço que funciona como uma mini pista de dança atrás do bar. Uma escada dá acesso ao segundo andar onde existe um segundo bar e uma biblioteca.

Endereço: Reguliersdwarsstraat 36

Funcionamento: segunda a quinta (18h às 03h), sexta e sábado (17h às 04h) e domingo (17h às 03h)

taboo-bar-amsterdamO Taboo Bar é um bar menor, mas também bastante procurado por moradores e turistas. Tem um ambiente mais moderno, dividido em dois andares, com telas grandes de vídeo passando clips clássicos e novos. A área de fumantes do segundo andar tem uma ótima vista da rua. Costuma ficar lotado tanto nas mesas externas quanto no ambiente interno. Para comprar bebida no bar é preciso paciência e saber que enfrentará aglomeração, ainda mais no verão.

Endereço: Reguliersdwarsstraat 45

Funcionamento: quinta (17h às 03h), sexta (17h às 04), sábado (16h às 04h) e domingo (16h às 03h)

club-nyx-amsterdamTambém bem pequeno o Exit Cafe foi aberto inicialmente em 1988 mas está no atual endereço desde 1992. Chegou a ficar fechado entre 2010 e 2011, fazendo parte do Club Nyx. O club é uma boite openmind que recebe tanto hétereos quanto gays e por isso mesmo muito frequentada por jovens modernos. Além da área de dança, há outros dois andares (cada um com seu bar). No mesmo local onde já existiu a boite gay Exit (entre 1988 e 2010) tem em cada um dos seus espaços um estilo de música diferente.

Endereço: Reguliersdwarsstraat 42

Funcionamento: Exit Café – segunda a quinta (16h às 04) e sexta e sábado (16h às 05h) / Club Nyx – quinta (23h às 04h), sexta e sábado (23h às 05h) e domingo (21h às 03h)

Lunchroom-Downtown-amesterdamNão deixe de conhecer o histórico café Lunchroom Downtown. Apesar de não ser uma atração noturna, o local tem importância histórica e serve café e lanches. O ambiente é pequeno, porém bem agradável, com exposições de arte moderna em suas paredes.

Endereço: Reguliersdwarsstraat 31

Funcionamento: todos os dias (01h às 19h)

Vai para Amsterdam e quer ficar hospedado próximo da Reguliersdwarstraat? Veja essa busca no Booking.com que fizemos, faça a sua reserva através dese link e ajude a manter o Maior Viagem no ar, sem pagar nada mais por isso!