Para comemorar o Dia do Macarrão no Rio
Hoje é comemorado o Dia Internacional do Macarrão. Foi obviamente na Itália que essa data surgiu, em 1995 em Roma onde acontecia o I World Pasta Congress, e no Brasil se tornou oficial em 2014. Nosso país é o terceiro maior produtor e consumidor mundial de massa e por isso mesmo a data é sempre comemorada pelos restaurantes. Além de oferecer pratos especiais, ou de sugerir clássicos dos cardápios, o dia ainda reúne ações sociais.
No Rio, diversos restaurantes se juntaram para destinar o faturamento dos pratos que possuem massa como base para ajudar o Pró-Criança Cardíaca. O Adega do Cesare aposta no clássico Espaguete à Bolonhesa como grande destaque para a ação; o Terra Brasilis aponta o Espaguete com Camarões e Shitake como o sucesso para o dia e o Uh Lalá terá Linguine especial de Frutos do Mar em seu buffet. Mesmo em restaurantes que não são de gastronomia italiana se juntaram a ação. É o caso do Azumi e do Yumê que apostam no Yaksoba.
Além disso, preparamos um guia com alguns outros restaurantes que têm massa deliciosas. No Hotel Fasano, a dica no Fasano Al Mare é o Spaguetti em tinta de lula com frutos do mar e no Baretto Londra o Farfalle com salmão defumado e creme de leite fresco. Já o Gabbiano al Mare destaca o Pappardelle Aglu Scampi – massa fresca com lagostins, bisque cremosa de suas próprias cascas e vinho branco. No Bistrô Santa Satisfação o maior sucesso entre as massas é o Spaghetti com camarões grelhados e coração de alcachofra. Se preferir comemorar a data na Cavist as sugestões são o linguini com lagostim, tomate fresco e pimenta dedo de moça e o tagliatelle aos quatro queijos em trouxinha de parma. No Tragga as opções são o Linguine Alioli e o Mediterrâneo, preparado com tinta de lula e servido com camarões, aspargos e tomate garrafinha. O CT Brasserie abrasileirou o Carbonara com molho cremoso de queijos, palmito pupunha e carne seca crisp, mas o Penne de paleta de cordeiro assado e farofa de panko (R$58 – meia porção e R$ 99 – porção inteira) e o Ravioli de camembert com macadamia, rúcula e passas são outras boas opções. Se for em alguma das lojas do Gula Gula vale escolher o Paillard com fetuccine ao triplo burro. No Quadrucci uma ótima opção é o Taglioline ao molho de mascarpone e limão siciliano com camarões grelhados ou o talharim de lula e cenoura ao tomilho, com broto de coentro e camarões e no Rubayiat Rio o Spaguete à mediterrânea com tomates frescos, azeitonas pretas, lâminas de abobrinha, queijo feta e manjericão. No Matera, a dica para o dia é o Linguini com camarões ao alho. O Hollandaise aposta no Tagliatelle fresco com filet e funghi, o Satyricon no Fettuccine Satyricon – com creme de leite, presunto cru, cogumelos e parmesão – e o Rosita Café no Fetuccine d’Amici – com tiras de mignon flambadas e molho funghi . O Casarão 1903 oferece exclusivamente para a data o Spaghetti al dente na manteiga com molho sugo de cerveja IPA acompanhado de polpetas de pernil recheadas com queijo brie. No Galeria 1618 vale experimentar o Linguini do chefe, feito com camarões ao molho de ostra e creme de leite, e no Pimenta’s o Talharim ao Pesto com amêndoas crocantes. Se for ao Pax Delícia do Lagoon peça o Orteloni de abóbora ao molho de queijo coalho e crocante de carne seca.
No Marré de Si massas e molhos são preparados diariamente e podem ser consumidos na casa ou levados para casa. É o caso da Lasanha com carne de vitela, linguiça toscana, bacon, vinho tinto, cenoura, aipo e tomate. O Deli Delícia oferece um menu de massas artesanais produzidas na casa, das mais simples como o espaguete até as recheadas como capeletti. Para quem prefere uma alimentação mais funcional tem o Penne com camarão e pesto de coentro do Verde Vício. Já quem comprar uma refeição no Spoletto ganhará um pacote de 200g do corte Penne da marca La Molisana.
Nos restaurantes orientais, o Minimok, o Origami e o Soy apostam nos tradicionais yakisobas e o Sushi Izakaya Mok no Hiyashi Somen – macarrão japonês bem fininho servido gelado no dashi, um caldo de peixe japonês que leva shoyo e saquê. O Paad Thai é destaque no Soho, que oferece o talharim tailandês servido com camarão ou legumes, e no Sawasdee Bistrô que tem a versão com moyashi, nirá, camarões, ovos, temperados com nampla, salpicado de amendoim torrado e coentro. No Mr. Lam vale pedir o Noodles Crocante – massa artesanal crocante servida com frango e legumes.
Entre os especializados em culinária italiana, no Gero as dicas são o Trenette servido com cavaquinha ao molho de limão siciliano ou o Pennette com suculento foie gras, no Gero Trattoria o Orecchiette, brócolis e linguiça ou o Spaghetti Cacio e Pepe feito com o verdadeiro queijo pecorino e pimenta do reino e no Gero + Trattoria o Spaghetti de frutos do mar com lulas, camarões e vieiras. No Fratelli um dos mais pedidos é o Carbonara, que segue a receita original com creme de leite, queijos e ovos, e acrescenta ao final uma fatia crocante de panceta. Mesma aposta da Pici Trattoria que tem o carbonara com com gema de ovo, panceta e queijo pecorino. O Massa aposta no Ramén – espécie de macarrão com feijão incrementado com caldo de porco, couve seca, ovo, cebolinha tostada, pasta de feijão preto e barriga de porco – e a Prima Bruschetteria no Tagliatelle com ragu alla bolognese. O Alessandro & Frederico sugere Torchietti all’uovo, com linguiça italiana caseira picante e molho de tomate. Na Capricciosa a dica é o Spaguetti al pesto ou o Tagliatelle gamberi e peperoni.