Nove lugares para incluir no seu roteiro em Manchester

Importante centro industrial e econômico da Inglaterra, Manchester acaba passando batida por muitos turistas que planejam visitar o Reino Unido. O turismo local se baseia muito no de negócios e de futebol, já que a cidade possui dois importantes times de futebol. Mas, ao conhecer esse destino a convite do Visit Britain, descobri uma cidade bastante interessante para o turismo de lazer, com ótima opções para conhecer a aproveitar. Por isso enumero nessa matéria nove lugares que você deve incluir no seu roteiro por Manchester.
Primeiro é preciso dizer que vou fugir do óbvio, indicando a visita aos estádios de futebol da cidade. Como esse tipo de turismo é muito conhecido para quem visita Manchester, preferi priorizar aqui lugares curiosos e turísticos que vale estar no seu roteiro de Manchester. Mas não deixarei o futebol completamente de fora, já que a ligação com a cidade é muito forte. Por isso, minha primeira dica é o National Football Museum. Originalmente esse museu era em Deepdale, mas desde 2012 está localizado nem no coração de Manchester. A mudança o tornou o maior museu de futebol do mundo, com muitas curiosidades sobre o esporte criado na Inglaterra e também muita interatividade. Seja você um fã de futebol ou não, a visita ao museu é quase obrigatória quando pensamos onde ir em Manchester, ainda mais que a entrada é gratuita.
A Albert Square é o coração de Manchester e bem próxima a ela você encontrará uma série de atrações interessante para conhecer. Começamos pelo Manchester Town Hall, que fica exatamente na praça. Com características neo-góticas victorianas, esse lindíssimo prédio abriga diversos departamentos do governo local. Em 1938 foi feita uma extensão do prédio, conectadas por duas pontes sobre a Lloyd Street. No edifício original se destacam o Great Hall, decorado com murais que ilustram a história da cidade; Sculpture Hall, onde estão bustos de figuras importantes para Manchester; e a famosa torre de 85 metros de altura. Um desses lugares que é impossível não passar quando listamos onde ir em Manchester.
Logo ao lado está a Central Library. O impressionante e belíssimo prédio foi construído entre 1930 e 1934, inspirado no Panteão de Roma. Manchester foi a primeira cidade da região a oferecer empréstimo de livros após a Lei de Bibliotecas Públicas de 1850. A arquitetura impressiona, principalmente em seu interior, incluindo a grande sala onde ficam os livros e os usuários. O local pode ser incluído em seu roteiro de Manchester, mas é preciso lembrar a utilidade da biblioteca e manter silêncio.
Porta de entrada para o Bairro Medieval, a Ponte Suspensa de 1421 é a peça central do centro de visitas da Catedral de Manchester. Além disso é possível conhecer a belíssima igreja, em estilo gótico, restaurada no século XX após sofrer danos de uma bomba. O início da construção da igreja data de 1215, mas só em 1847 se tornou a diocese local. Anote nas suas dicas de onde ir em Manchester uma passada por lá.
A parte cultural de Manchester também é bastante forte. Parte da Universidade de Manchester, a Whitworth Gallery é um dos locais que merece entrar em seu roteiro de Manchester. O belíssimo prédio abriga salas de exposições interessantes, um simpático café/restaurante todo em vidro com vista para o parque anexo, onde também estão expostas algumas das obras do acervo. É um lugar bastante frequentado pelos moradores e imperdível para os turistas.
Outro lugar cultural famoso em Manchester é o Bridgewater Hall. Quando pensamos onde ir em Manchester, uma passada pela principal sala de concerto da cidade deve estar na sua lista, ainda mais se você tiver a oportunidade de assistir alguma apresentação (são mais de 250 por ano). É, por exemplo, o principal local de apresentação da Orquestra Filarmônica da BBC. Recebe este nome por estar sobre uma cama de 280 nascentes, o que ajuda a reduzir o ruído externo.
A arquitetura é outro ponto importante na cidade. Um roteiro em Manchester tem que incluir a visita ao lindo prédio do Victoria Baths. Dediquei uma matéria exclusiva falando desse lugar especial. Outro lugar bem curioso onde ir em Manchester é o Gay Village, já que a cidade é considerada uma das mais friendlys do Reino Unido (clique nos dois links para ler nossas matérias a respeito). Para finalizar, não deixe de dar uma passada no Afflecks Shopping; um mercado interno com diversas lojinhas onde você pode encontra de tudo (tudo mesmo!). Pequenas lojas independentes vendem seus produtos nesse prédio que ainda tem uma lateral com arte lindíssima.
Nossa viagem para Manchester foi a convite do Visit Britain e teve os apoios do BritRail Pass, Cow Hollow Hotel e do chip internacional Mysimtravel.
Stephany Story
Que dicas otimas, meu noivo viaja muito e eu irei a primeira vez e já planejamos a uns meses de ir para londres e em Manchester.
Muito legal seu post isso irá ajudar novas pessoas.
Otavio Furtado
Que bom que gostou Stephany!