Roteiro gastronômico em Belo Horizonte

A comida mineira é considerada uma das mais deliciosas do Brasil. A capital mineira é conhecida pela rica gastronomia e pela vasta gama de variedades, que vão de bares populares ao mais requintados restaurantes. Reunimos aqui dicas de um roteiro gastronômico em Belo Horizonte que englobam desde o mercado gastronômico com mesas comunitárias inspirado nos food halls internacionais, até padarias, hamburguerias e restaurantes.

Para começar o roteiro, uma ida ao Mercado da Boca, que abriu suas portas em março com a proposta de ser o primeiro food hall do estado. Inspirado nos mercados internacionais, como o da Ribeira (em Lisboa) e o de San Miguel (em Madri), abriga bares de gin, cervejas e drinks, adega de vinhos com dezenas de rótulos, restaurantes, e muito mais. O grande destaque fica por conta dos renomados chefs que são parceiros do projeto. Entre eles figuram Flavio Trombino, Ivo Faria, Rodrigo Zarife, que dão o próprio nome às suas operações. Permitindo um acesso democrático a alta gastronomia, o espaço também trabalha com opções de produtos selecionados para levar para casa. O local dispõe de estacionamento com até 400 vagas.

Para apreciar o melhor da gastronomia portuguesa, o chef Cristóvão Laruça do Restaurante Caravela, traz diversos pratos do seu país de origem que vão muito além do tradicional bacalhau e batatas. Entre as sugestões da casa estão o Bacalhau à Lagareiro, Mimos de porco à montado e uma das famosas cataplanas, à Moda de Goa. O estabelecimento está localizado no foyer do Museu Histórico Abílio Barreto, que guarda um dos principais acervos sobre Belo Horizonte. O Caravela conta ainda com uma carta de vinhos exclusivamente portugueses.

Com vista para as montanhas de Minas, o Topo do Mundo está localizado na Torre Alta Vila, em Nova Lima, excelente também para apreciar o pôr do sol. O espaço se dedica à gastronomia contemporânea de qualidade com cardápio elaborado pelo chef e sócio do empreendimento, André Rotondo. O menu valoriza a cultura mineira e traz ingredientes típicos, além de uma grande variedade de queijos, considerados patrimônios culturais do estado. A casa conta carta de cervejas artesanais e de vinhos, com exemplares de nove países: Uruguai, Portugal, Itália, Chile, Argentina, África do Sul, Espanha, França e EUA.

O charme e a sofisticação do Restaurante O Conde se unem à excelência gastronômica do Chef Carlos Bruno Carneiro. Situado em local privilegiado na região nobre de BH, no bairro Cidade Jardim, o espaço conta com um paisagismo diferenciado que é uma atração à parte e faz com que o público que esqueça que está em um grande centro urbano. O estabelecimento se dedica à cozinha internacional contemporânea.

Se a ideia for aproveitar uma cozinha criativa em um ambiente de pub europeu, o lugar é o Duke’n’Duke. O local traz em seu menu burgers feitos de picanha e produzidos artesanalmente, com ingredientes de primeira qualidade e cardápio com variadas opções de cervejas artesanais. Não deixe de experimentar o CHUBBY (CHECKER) uma obra prima feita de pão exclusivo, burger de picanha 180g, queijo estepe, maionese de ervas, cebola roxa, alface e o nosso exclusivo bacon artesanal embebido em cinnamon honey.

Mais do que uma padaria, a Casa Grão é um verdadeiro centro gastronômico que reúne nove serviços diferentes em um ambiente arrojado: empório, cafeteria, choperia, hortifrúti, hamburgueria, restaurante, confeitaria, sushi bar e pizzaria. A casa possui o primeiro forno giratório de pizzas de Belo Horizonte e um restaurante com capacidade para 280 lugares. Lembre-se de fazer a sua reserva de hotel através deste link. Você não paga nada mais fazendo pelos links e ajuda a manter o Maior Viagem sempre com dicas como essa.