Roteiro para você saber o que fazer em Óbidos
Pouco mais de 80 km distante de Lisboa, Óbidos é um destino comumente feito em day trip (embora passar uma noite na charmosa vila me pareceu uma ótima ideia para uma próxima oportunidade). O nome já explica boa parte do seu charme, já que deriva de “ópido”, que significa cidade fortificada. E é exatamente essa característica que faz da vila medieval tão especial.
O Castelo é o ápice do roteiro de Óbidos, mas toda a cidade que fica dentro dos muros da fortaleza é puro charme, tanto que foi dote de diversas rainhas. Além de uma impressionante conservação de seus prédios seculares, Óbidos ainda tem um charme a mais: Desde 2015 foi considerada pela UNESCO como cidade literária, o que é facilmente explicado ao visitar alguma das suas principais atrações. O passeio é bem tranquilo, mas deve ser feito com sapato confortável pelo piso irregular de pedra e algumas subidas. Chegar a Óbidos de carro é tranquilo, bem como estacionar, já que a cidade oferece um enorme estacionamento bem na entrada.
Por falar nisso, entrar na cidade murada já é um dos pontos máximos quando pensamos o que fazer em Óbidos. A Porta da Vila (1), principal porta de acesso a cidade medieval foi construída em 1380 e apresenta ao lado o oratório da Nossa Senhora da Piedade (assim como a literatura, a religião é outra marca importante do destino). Ao cruzar a porta você encontrará logo o Padrão Camoniano (2), que como o próprio nome diz, foi projetado pelo arquiteto Raúl Lino em 1932 para homenagear Camões.
Ao seguir pela Rua Direita (3), a principal artéria de Óbidos, você encontrará outros atrativos, restaurante, charmosas lojinhas e livrarias. As ruas que cruzam, assim como a Rua Josefa de Óbidos também revelam boas surpresas, por isso faça a cidade com calma para poder rodar ao menos as duas ruas principais e poder conhecer tudo de interessante na lista do que fazer em Óbidos. Logo no início é impossível não conhecer a graciosa Livraria do Mercado Biológico (4). Mais à frente será hora de conhecer o Museu Municipal Solar da Praça de Santa Maria (5), casa que já foi residência do pintor Eduardo Malta e hoje abriga importante coleção de Arte Sacra.
Poucos passos a frente do alto da Praça de Santa Maria, você avistará o Pelourinho (6) erguido em 1513, que é símbolo da autonomia municipal; a Igreja Matriz de Santa Maria (7), erguida no século XII e reconstruída no século XVI, onde está o túmulo renascentista de Dom João de Noronha; assim como o antigo mercado, o Telheiro (8). Minha sugestão é continuar na Rua Direita antes de descer para ver de mais perto esses locais tão interessantes que devem fazer parte do seu roteiro em Óbidos, uma vez que ao lado deles, voltando para a saída, existem outras dicas interessantes do que fazer em Óbidos.
Ao fim da rua, a Igreja de Santiago (9), edificada em 1186 e reconstruída após o terremoto de 1755, foi convertida na Grande Livraria de Santiago. Depois é hora de subir até o famoso Castelo de Óbidos (10), de onde se tem inclusive uma vista espetacular da cidade. Considerado uma das sete maravilhas de Portugal, hoje abriga uma charmosa pousada que oferece a seus hóspedes a oportunidade de ter uma experiência digna de reis e rainhas (clique no link para reservar sua estadia por lá). Como á disse é o ponto alto do roteiro por Óbidos.
Na volta, ao chegar novamente a Praça de Santa Maria, conheça as atrações acima descritas mais de perto, assim como a Igreja de Misericórdia (11), fundada pela Rainha D. Leonoro no século XVI e o Museu Abílio de Mattos e Silva (12), local que já foi Paços do Conselho, Julgado Municipal e Cadeia e hoje abriga obras desse importante artista. Continuando a caminhada, agora pela Rua Josefa de Óbidos, siga até outras atrações do que fazer em Óbidos, como o Paços do Conselho atual (13); a Capela de São Martinho (14), de 1331; e a Igreja de São Pedro (15), edificada entre os séculos XII-XIV e reconstruída após o terremoto de 1755. Essas três atrações do roteiro em Óbidos ficam no charmoso Largo de São Pedro.
Há ainda a possibilidade de andar pelos 2km dos muros da cidade de Óbidos, de onde se terá uma vista privilegiada da cidade medieval e seus arredores. Porém, do Castelo de Óbidos já é possível ter uma bela vista da cidade, o que faz com que o passeio pelo muro da cidade não seja essencial.
Nossa viagem contou com o apoio dos hotéis Memmo Príncipe Real, da Design Hotels, e DoubleTree Lisboa Fontana Park; e do chip internacional Mysimtravel