Três lugares para ver murais de Diego Rivera na Cidade do México

Quem visita a capital mexicana deve conhecer os murais de Diego Rivera, um dos principais pintores do país. Nascido em 1886, tem murais espalhados em outros lugares do mundo, como o famoso do Rockefeller Center, mas é possível conhecer alguns na Cidade do México.

Vai para a Cidade do México? Reserve sua hospedagem clicando no banner acima e escolha a melhor opção. Sem pagar nada mais por isso você ajuda a manter o Maior Viagem trazendo dicas de viagens.

Sua obra é conhecida pelos murais, porque Rivera considerava a pintura de cavalete burguesa (já que na maioria das vezes a pinturas ficam em coleções particulares). Ele ainda acreditava que somente o mural poderia redimir artisticamente um povo que esquecera a grandeza de sua civilização pré-colombiana durante séculos de opressão estrangeira.

Por isso, pintou gigantescos murais que contavam a historia política e social do México. Listamos três lugares para ver murais de Diego Rivera na Cidade do México. O melhor é que todos estão próximos, em uma curta distância facilmente feita a pé. Ou seja, é possível até mesmo fazer um roteiro inspirado na obra do pintor mexicano no mesmo dia.

Museu Mural Diego Rivera (Avenida Balderas, 202)

O nome explica já muito o motivo de estar entre nossas dicas de lugares onde é possível ver murais de Diego Rivera na Cidade do México. O pequeno museu tem como principal atração um mural que ficava no restaurante de um antigo hotel da cidade.

Feito sob encomenda para o Hotel del Prado, o mural “Sonho de uma tarde de domingo na Alameda Central” tem cerca de 150 personagens representados. Depois de um tempo, foi transferido para o lobby do hotel, até que o edifício do hotel foi quase totalmente destruído no grande terremoto de setembro de 1985.

Por sorte o mural sofreu poucos danos e uma mega operação o transportou para o estacionamento de um antigo hotel onde foi construído o que hoje é o Museu Mural Diego Rivera. Há muitos detalhes para ser visto e os principais estão sinalizados na sala para que os visitantes possam reparar com mais atenção.

Palácio Nacional (Plaza de la Constitución S/N)

Sede do governo mexicano, o Palácio Nacional está hoje onde ficava o Palácio do Imperador Asteca. Na escadaria principal do palácio renascentista está o mural de Diego Rivera “Epopeia do Povo Mexicano”, feito sob encomenda pelo Secretário de Educação Pública da época (1929).

A obra mostra um panorama histórico da formação cultural do povo mexicano através de eventos políticos importantes na história do México. Ele tem três sessões distintas, tamanho o seu gigantismo, que ficam na varanda do primeiro andar virada para o pátio interno e na escadaria principal.

Palácio de Bellas Artes (Av. Juárez S/N)

Entre o Zócalo, onde fica o Palácio Nacional, e o Museu Mural Diego Rivera, o imponente belíssimo Palácio de Bellas Artes impressiona bela beleza do edifício, pela linda cúpula colorida e pela coleção de murais em seu interior.

É lá que está também um dos murais de Diego Rivera na Cidade do México, o “Homem Controlador do Universo” é uma reprodução do polêmico mural de Rivera no Rockefeller Center, que foi interrompida pela recusa do pintor mexicano de tirar as cenas do Primeiro de Maio em Moscou e o retrato de Lênin.

No Palácio ainda é possível ver outros imponentes e lindos murais de outros pintores mexicanos.

A nossa viagem para a Cidade do México foi feita em parceria com o Sheraton Maria Isabel Mexico City.