Cardápio de outono no Quitéria

Na última terça-feira, o Maior Viagem foi convidado a conhecer o novo cardápio de outono do Quitéria, restaurante no térreo do hotel Ipanema Inn elaborado pelo chef Christian Garcia e contamos mais um pouco sobre o cardápio e o que experimentamos no jantar harmonizado.

Christian Garcia_crédito Rodrigo Azevedo (3)À frente da cozinha está o chef argentino Christian Garcia, que possui vasta experiência nas cozinhas mediterrânea e asiática. De origem italiana, Christian cresceu entre Argentina, Espanha e Itália. No meio da década de 90 ingressou na União de Chefs Argentinos, em Buenos Aires, onde se formou como chef internacional. Recém-formado, mudou-se para Europa para aprimorar seu conhecimento culinário trabalhando em diferentes cidades como Valência, Barcelona e Andorra. Anos depois embarcou para o Oriente Médio e se aventurou pela Arábia Saudita – onde foi escolhido melhor chef pelo aclamado “Chaine dês Rotisseurs” -, Tanzânia e Dubai.

Inquieto, Christian está sempre pesquisando e experimentando novas receitas, com foco em ingredientes frescos e nacionais. Suas especialidades são: cozinha multi Continental, pesquisa culinária & Científico para as novas tendências gastronômicas, molecular e Bio Cuisine, design/desenvolvimento de novos conceitos culinários emocionantes. Para a nova estação, o cardápio foi totalmente renovado.

Ao chegar fomos recebidos com drinks de boas-vindas e um couvert com pães artesanais feitos na casa, manteigas aromatizadas, patês e azeite perfumado, acompanhado de sucos e água.

couvert-quiteria

A entrada servida foi a sopa de coco e alho poró, ostra, frutos do mar e picles de chuchu, harmonizada com uma taça de espumante brasileiro do Vale dos Vinhedos – RS.

entrada-quiteria

Muito bem harmonizado com um Sauvignon blanc da região de Mendoza na Argentina, foi servido o primeiro prato principal, representando o mar: filé de namorado sobre cama de arroz selvagem com pesto cremoso de couve e sorbet de ervilhas. O peixe estava em um ponto perfeito e a apresentação do prato primorosa.

mar-quiteria

Representando a terra, o segundo prato principal: costela Prime com caviar de berinjela com molho jus de vinho do Porto e ossobuco com crocante de aipim. Mais uma vez o ponto da costela estava excelente, se desfazendo com as garfadas. Dessa vez a harmonização ficou por conta de um Shiraz Bonarda da região de San Juan na Argentina.

terra-quiteria

Indispensável, a sobremesa que se destaca é o mil folhas de doce de leite, que foi justamente servida em harmonização com vinho do Porto da Quinta do Crasto. Christian fez questão de preparar uma artesanal e finíssima massa folheada, recheada de doce de leite argentino, acompanhado de sorvete de doce de leite e paçoca. Doce na medida certa, fechando com chave de ouro o jantar de inauguração do novo cardápio.

sobremesa-quiteria

A casa continua a oferecer dois menus – degustação e harmonia – com cinco e sete etapas, um verdadeiro passeio pela cozinha do Quitéria. O segundo, como o próprio nome diz, é servido com uma seleção especial de vinhos.

Todos os pratos acima já se encontram no cardápio do restaurante junto com outras entradas como o tartar de filé Angus Prime, com gema de maracujá, barbecue de guaraná e waffles de pão de queijo outros pratos principais como o linguini com camarão, redução de lagostim e tomates secos, na opção de massas.

Mais uma vez nossa experiência no Quitéria foi muito satisfatória e deliciosa. Sem dúvida, um restaurante que merece ser visitado para uma boa refeição no Rio de Janeiro.

Endereço: Rua Maria Quitéria, 27 – Ipanema – Tel.: (21) 2267-4603