Casa Bloco estreia reunindo carnaval de rua de todo Brasil

O carnaval do Rio não para de crescer e a cada ano surge uma novidade. Para o carnaval 2018 a grande novidade é a estreia da Casa Bloco, que reunirá entre os dias 26 de janeiro e 23 de fevereiro, na Casa França-Brasil, no centro do Rio, o carnaval de rua de todo o Brasil. A ideia é promover o intercâmbio entre as principais manifestações culturais do carnaval brasileiro, incentivar a troca de experiências e apresentar um pouco da cultura de diferentes partes do país no carnaval carioca.

A Casa Bloco irá receber oficinas, feiras, rodas de samba, encontro de blocos, cortejos, festas, bailes e muito mais, se tornando um dos pontos de referência para o carnaval de rua em 2018. A abertura será dia 26 de janeiro (10h) com a Lavagem da Casa Bloco pelos Filhos de Gandhi do Rio de Janeiro. No mesmo dia, a partir das 13h acontece a abertura da Feira a Rua É Nossa, com fantasias, adereços e acessórios) e da Feira Gastronômica que funcionarão até o dia 09 de fevereiro. Também às 13h acontece a primeira oficina no local, que será de customização de camisetas e confecção de bonecos. O Clube do Samba abre a programação das rodas de samba, tendo como convidados Tempero Carioca, Didu Nogueira, Mariene de Castro, Nelson Sargento e Toninho Geraes (às 22h30). O sábado seguinte (27/02) começa cedo, com a Oficina de Percussão do Ilê Aiyê (10h). O primeiro cortejo da Casa Bloco acontece nesse dia (18h) com Tambores de Olokun e Cordão do Boitatá econtrando o Ilê Aiyê.

A programação recomeça na semana seguinte, no último fim de semana antes do carnaval, com as feiras e a Oficina de Estandartes Carnavalescos e Dança nas Alturas, no dia 01/02, às 13h. Nos dias seguintes as duas feiras continuam e na sexta (02/02) tem ainda Oficina de Adereços Artesanais e Turbantes (13h) e Roda de Samba com Galocantô convidando Moyseis Marques e Rodrigo Carvalho (22h30). O sábado (03/02) começa com a Oficina de Figurino com Customização (10h), tem o Encontro dos Bonecos Gigantes de Olinda com o Bloco da Ansiedade e Calango Careta, de Brasília (17h) e finaliza com as apresentações do Calango Careta, Orquestra Voadora e Amigos da Onça (a partir das 22h30). O domingo (04/02) tem como destaque a Frevália com Roberto Ferro e convidados (18h).

A folia de carnaval na Casa Bloco começa na quinta (08/02) com Oficina de Customização de Camisetas e Maquiagem Carnavalesca (13h). Na sexta (09/02) será a vez da Oficina de Adereços de Carnaval (13h) e das apresentações do Bloco Põe na Quentinha convidando Makley Mattos, Moacyr Luz e Dorina (22h30) e do Baile da Sebastiana com Suvaco de Cristo e Quizomba (0h30). No sábado de carnaval (10/02), entre 14 e 19h haverá apresentações de blocos seguida do Baile à Fantasia do Casuarina (23h). O domingo (11/02) terá as apresentações dos blocos entre 14h e 18h e a Festa All às 21h30. Na segunda de carnaval (12/02) os blocos se apresentam das 13h às 18h e de noite (23h) acontece o Baile de Máscaras com Orquestra Imperial e DJ Marlboro. Fechando a programação, na terça e carnaval (13/02) tem mais blocos das 14h às 18h e  na sequência a Roda de Samba Gloriosa com Paulão 7 Cordas, Bloco Arteiros da Glória e Tantinho da Mangueira.

Estão confirmadas as participações da ONG Divinas Axilas, do bloco Suvaco de Cristo, a estilista pernambucana Xuruca Pacheco e de grifes como Devassas.com, Ateliêr D’Or, Espaço Acorda e Serena Acessórios na Feira a Rua É Nossa que funcionará nos dias 26 e 27/01, 01, 02, 03, 08 e 09/02 de 13h às 18h e das 21h às 02h. A Feira Gastronômica da Casa Bloco reunirá chefs renomados como Frederic Monnier, Flávia Quaresma, Bruno Magalhães, Katia e Bianca Barbosa, Mariana e Valéria Rezende, e Mariana Aleixo.

As atividades diurnas são gratuitas e as atividades noturnas, após as 21h, serão pagas e ons ingressos podem ser adquiridos pela internet ou nas bilheterias do próprio local, a preços populares (a partir de R$ 30 inteira). A Casa Bloco fica na Casa França-Brasil (Rua Visconde de Itaborái, 78 – Centro) e a programação completa pode ser vista no site oficial.

Leia também:

Confira a lista dos blocos de Carnaval do Rio

Descubra onde comprar fantasia de carnaval no Rio

Dicas de blocos infantis do Rio no carnaval 2018

Carnaval 2018: Confira a lista de blocos gays do Rio

Carnaval 2018: Conheça os blocos tradicionais do Rio

Confira a programação do Terreirão do Samba no carnaval do Rio

Feijoadas de carnaval nos hotéis do Rio

Lista com os melhores Bailes de Carnaval do Rio

As melhores festas gays no Carnaval do Rio

Temporada de feijoada nos restaurantes e shoppings cariocas

Os melhores camarotes na Sapucaí em 2018

Ensaio do Spanta Neném abre temporada carnavalesca

Hípica recebe série de eventos de Carnaval no Rio

Carnaval off do Rio

Onde comprar fantasia de Carnaval no Rio

Os melhores camarotes do Carnaval de Salvador

Carnaval 2018: Confira dicas de blocos gays de São Paulo

Pabblo Vittar será estrela do carnaval de Belo Horizonte

O carnaval em Inhotim será com arte interativa

Carnaval em Florianópolis terá Rouge e É o Tchan

Carnaval 2018: Blocos de Carnaval no Espírito Santo