Eindhoven: a capital do design na Holanda

Eindhoven é uma cidade holandesa ainda pouco visitada pelos brasileiros, mas certamente é um tesouro escondido esperando para ser descoberto. Nos últimos anos, a cidade se tornou um terreno fértil para a cultura urbana. Em vários locais da cidade elementos da cultura de rua são apresentados durante todo o ano.

Eindhoven tem uma localização central na Holanda e, portanto, na Europa. Não se demora mais que uma hora e meia para chegar lá a partir das principais cidades do país. Também é muito fácil inclui-la em itinerários combinados com outros países como Bélgica e Alemanha, e até outras grandes cidades europeias, bem conectadas pelo Aeroporto de Eindhoven.

O design está no DNA de Eindhoven. Por conta da renomada Design Academy Eindhoven e da Dutch Design Week (DDW), o maior evento de design do norte da Europa, a cidade holandesa pode se chamar a capital do design dos Países Baixos. Quem quer se aprofundar no tema não deve perder o tour de bike que leva aos principais pontos criativos da cidade, contudo outros passeios como o Sectie-C Distric com inúmeros estúdios e exposições; o complexo do designer Piet Hein Eek, que além de ser seu local de trabalho, hospeda restaurantes, loja com suas criações, galeria de arte e até casa de eventos; e o centro cultural Designhuis. A Philips trouxe luz para Eindhoven há mais de 120 anos e quem quiser conhecer a trajetória da marca, vale a pena visitar o Philips Museum, localizado em um moderno prédio no centro (foto de capa).

Eindhoven também é a cidade da tecnologia, imaginação e conhecimento. Dois dos maiores ícones da Holanda – bicicleta e Van Gogh – se reúnem de maneira inusitada em Eindhoven. A ciclovia luminosa Ciclo Van Gogh Roosegaarde feita de luzes de led, foi inspirada na ‘Noite Estrelada’, de Van Gogh, e projetada pelo designer Daan Roosegaarde em comemoração aos 125 anos de morte do pintor em 2015. Outra ciclovia interessante é a Hovenring, a primeira flutuante do mundo.