Estradas para quem gosta de fotografar

Que fotografar é um hobby cada vez mais comum, graças a tecnologia, em viagens esse hábito se torna ainda mais frequente. Mas não é só o destino final que rende boas fotos, o caminho também pode render registros incríveis, ainda mais em uma viagem de carro. Uma boa alternativa para quem adora registrar esses momentos é o aplicativo de carona BlaBlaCar, uma vez que ao não ser o motorista nem é preciso parar o carro para registrar as belas paisagens. Pensando nisso, a pedido do aplicativo, os fotógrafos do coletivo RolêSP selecionaram cinco estradas brasileiras para quem gosta de fotografar.

Com 457 km de extensão, a Rodovia Rio-Santos faz a ligação entre Rio e São Paulo através da Serra do Mar. A estrada passa por praias como Boracéia, Jureia e Juquehy. No trajeto também é possível acessar famosos destinos litorâneos como Ubatuba, Angra dos Reis, Ilhabela e Paraty. Impossível não registrar algum desses destinos paradisíacos. E por falar em praias, Maragogi tem 22 km de praias entre as mais belas do nordeste brasileiro. Os 125 km que ligam Maceió até essa charmosa vila são cercados pelo mar cristalino de Alagoas e belas paisagens naturais. Por isso, a estrada Maceió-Maragogi sempre rende registros impressionantes.

Para os amantes de história, a Estrada Real, em Minas Gerais, é imperdível. Construída no século 18 pela Coroa Portuguesa para escoar a produção de ouro e diamantes de Minas Gerais até o Rio de Janeiro. São mais de 1,6 mil km de estradas que cortam o Parque Estadual do Ibitipoca, em Lima Duarte (MG), e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) com paisagens, flora e fauna deslumbrantes; e ainda com lugares históricos imperdíveis. Já a Estrada de Graciosa, no Paraná, parece saída dos livros de história e levam direto para o século 19 já que os paralelepípedos e pedras lisas da época foram mantidos. Inaugurada em 1873, a estrada sai de Curitiba até Morretes, litoral do Paraná, seguindo pela serra do Mar e atravessando o trecho mais intacto de Mata Atlântica do Brasil. Alguns mirantes estão espalhados pelo caminho como Vista Lacerda, Rio Cascata, Grota Funda, Bela Vista, Curva da Ferradura, Mãe Catira e São João da Graciosa e facilitam uma parada para fotos da baía de Paranaguá.

Para finalizar, a última dica é a Serra do Rio Castro, em Santa Catarina. Entre Bom Jardim da Serra e Lauro Muller, cidades da serra catarinense, a estrada desce a Serra do Rio do Rastro, em um percurso de 35km que é considerado um dos belos do mundo. A estrada da Serra do Rio Rastro impressiona pela altitude, ela fica a mais de 1400 metros de altura e corta a SC-390. Repleta de cachoeiras e matas, permite uma visão única da serra.