Festival Internacional de Linguagem Eletrônica começa hoje em São Paulo

Começa hoje no Centro Cultural Fiesp a 18ª edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE). Até 03 de setembro, mais de 350 obras e instalações nacionais e internacionais prometem despertar sensações e experiências únicas no maior festival de arte e tecnologia da América Latina. A programação totalmente gratuita inclui ainda palestras e workshops.

O FILE irá traçar um panorama do que vem sendo experimentado a partir da interação e da conexão entre dois mundos distintos: a arte e a tecnologia. Sob o tema “O borbulhar de universos”, a exposição reúne desde instalações interativas, jogos eletrônicos e animações, até gifs, videoartes, sonoridades eletrônicas e projeções. Como universos borbulhando em cores, sons e texturas, as obras selecionadas pelos fundadores e curadores do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, Paula Perissionotto e Ricardo Barreto, convidam os visitantes a experimentar e refletir sobre novos e antigos conceitos, não apenas com os olhos, mas com todos os sentidos.

Logo na entrada da Galeria de Arte enormes bolhas de sabão emergem no ambiente, infladas pelo som de buzinas, e se espalham pela sala, na obra Black Hole Horizont, do alemão Thom Kubli. Na obra vivencial Physical Mind, do holandês Teun Vonk, uma pessoa será convidada a se deitar entre dois objetos infláveis, sendo erguida e depois suavemente comprimida entre as curvas dos dois objetos. O trabalho de realidade virtual Dear Angelica, do premiado Oculus Story Studio (EUA), acontece em cenários pintados a mão, onde as memórias se desenrolam em 360 graus.

O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica também se estende para o Espaço de Exposições (18 a 30/07), onde o destaque é um grande tapete musical coletivo: The Flooor. No mesmo espaço, também serão apresentadas as mostras de videoarte, mídia arte e hipersônica, e parte da programação de animação e games. Também nesse espaço, entre 18 e 21 de julho, várias oficinas gratuitas abertas ao público, que abordarão o uso criativo de diferentes tecnologias.

Além disso, a Galeria de Arte Digital (grande plataforma de LED instalada na fachada do prédio), novamente fará parte do Festival e terá uma programação especial para iluminar as noites paulistanas, com obras ao alcance de todos os olhares, das 20h às 06h. Mais informações a respeito no site oficial do FILE.