Flor Atlântica: Região do Vale do Café celebra a primavera

Para comemorar a primavera, Vassouras e Sacra Família, dois destinos do Vale do Café, realizam ente os dias 12 e 16 de outubro a Flor Atlântica, festa livre ornamental com programação que mistura poesia, gastronomia, arte, natureza e conhecimento. Esse ano o tema será “Floresta, Matriz Brasileira”.

Durante o dia soltura de pássaros, cardápio de trilhas botânicas, oficinas de chás, aproveitamento total de alimentos, mostras de flores e orgânicos, culinária de flor, exposições de fotografias, gravuras históricas e atividades para crianças. À tarde painéis de conhecimento: o compositor Lenine fala sobre orquídeas, Bia Bedran e Cássia Kis conversam sobre árvores de flor, o arquiteto Chicô Gouveia e a designer Heloísa Crocco trazem luz sobre a natureza nos objetos do cotidiano, a paisagista Maritza Orleans e Bragança fala dos labirintos na história, a pesquisadora Sandra Epstein e Rodney Albuquerque mostram alternativas fantásticas, os historiadores Cau Barata e Cláudia Gaspar contam tudo sobre o reflorestamento na história brasileira. À noite a atriz Carol Castro e Zezé Motta leem textos de José de Anchieta, Elizabeth Bishop e Bernardo Vilhena sobre nossa floresta, além de sua música.Nei Lopes historiador, escritor, e sambista aporta com seu delicioso espetáculo de poesia e música: Poétnica, Lucinha Araújo lê Cazuza (ambos nascidos em Vassouras) ao lado de Cristina Braga e Ricardo Medeiros.

Para fechar o dia, jantares especiais: Marcus Breda, ator, cozinha e recita Caio Fernando Abreu; Patrícia Mellodi canta bossa nova e comanda pratos de flores; Vico Crocco, chef, põe os 5 biomas brasileiros à mesa ao lado de Ed Motta harmonizando música e natureza; e a chef Teresa Corção convida cozinheiras de fazendas históricas para colocarem a Floresta Atlântica em aromas e sabores e o poeta Jorge Mautner recita suas composições.