As curiosas ilhas da Noruega

A Noruega é um local cada vez mais procurado como destino turístico. Para os adoradores de ambientes naturais, o país é inigualável. Além das regiões montanhosas, florestas e praias, a geografia do território da Noruega é toda cortada pelo mar, por isso em sua costa existem diversos fiordes e ilhas que foram formadas. Algumas como Svalbard e Lofoten são mais conhecidas pelos viajantes, mas existem outras ilhas na Noruega que podem ser destinos bem curiosos de viagem.

A ilha de Grip consiste no menor município de toda a Noruega. Apenas algumas dezenas de pessoas moram no local, que é privilegiado com uma belíssima paisagem. As casinhas de madeira coloridas completam o cenário dessa incrível vila de pescadores. O local pode ser visitado de barco, a partir da cidade de Kristiansund. Já na ilha de Frøya existem alguns safáris bem curiosos, um deles é dedicado à observação das focas. Existem diversas espécies de focas nas regiões costeiras da ilha, algumas delas são mais ariscas e se afastam com medo da proximidade humana, mas outras são amigáveis e permitem que os viajantes cheguem bem perto.

As Ilhas Vega são um dos locais na Noruega que ganharam o certificado de Destino Sustentável, um selo de qualidade conferido a todos os destinos com êxito em ações de redução do impacto ambiental causado pelo turismo. Não bastasse isso, o arquipélago logo ao sul do Círculo Ártico também foi reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2004. Pra os entusiastas da ornitologia, o arquipélago de Vega é uma verdadeira joia, uma vez que a área reúne mais de 230 espécies de pássaros. Liderando a população de aves encontra-se o pato edredão, conhecido pelo valor de suas penas. As casas construídas por eles com o fim de abrigar seus ninhos podem ser vistas junto aos faróis, vilas de pescadores e paisagens dramáticas.

A ilha Senja é a segunda maior da Noruega e está localizada acima do Círculo Polar Ártico, sendo conectada ao continente através de uma ponte. Lá, o maior destaque turístico são os passeios e safáris para observações das orcas, icônicas baleias que vivem nas águas geladas da região. A observação é melhor no período de inverno. Próxima ao vilarejo de Arendal está a pequena ilha de Merdø, que possui charmosas casinhas de madeiras e ruas estreitas, por onde não circulam nenhum carro. O local é ideal para um passeio de um dia, incluindo uma caminhada na praia, um piquenique e uma visita ao museu do local.