Vai para as Maldivas? É importante sim levar seu comprovante de vacinação da febre amarela

Recentemente fiz um post a respeito da exigência de alguns países do comprovante de vacinação da febre amarela para que brasileiros possam entram no país. Apesar da principal novidade ser o fato de que agora a vacina é válida para a vida inteira, e não mais por 10 anos como era antes, muitos viajantes acabam achando que não precisam se preocupar com isso, já que em muitos desses destinos o comprovante acaba nem sempre sendo solicitado. Mas se o seu destino for as Maldivas é importante ficar atento a isso.

Talvez por ser um país insular, onde a disseminação de uma doença é mais perigosa, tive ao chegar nesse destino o controle mais forte a respeito. Na verdade, antes mesmo de embarcar esse controle começou, quando fui fazer o check-in na Qatar Airways. Sempre levo o meu comprovante, afinal me vacinei quando fui para Pequim em 2008, mas dessa vez acabei esquecendo ele em casa (e como embarquei por São Paulo não tinha nem a opção de voltar para busca-lo). Inicialmente a atendente demonstrou preocupação com isso, e parecia até mesmo que o embarque não seria permitido. Mas, após falar com o supervisor, fomos informados que nesse caso íamos assinar um termo isentando a companhia aérea de qualquer responsabilidade caso fossemos impedidos de entrar nas Maldivas, e que o que normalmente o controle sanitário do destino faz era anotar um telefone de contato e ficar ligando de tempos em tempos para detectar algum tipo de sintoma.

Apesar de nos tranquilizar com essa informação, resolvi pedir a meus pais que pegassem na minha casa o comprovante e me mandassem pelo telefone uma foto. Isso acabou sendo super importante na nossa entrada para Maldivas. É que imprimimos a foto na sala VIP em Doha (onde fizemos escala) e após passar pelo controle de passaporte, como todos os visitantes dos países que constam na lista de exigência, tivemos que passar pelo controle sanitário. Nesse momento a responsável preenche uma ficha com nossas informações, incluindo o número do lote da vacina. Foi aí exatamente que foi importante ter a foto impressa para entrega-la.

Antes de embarcar no avião cheguei a pesquisar em alguns blogs a respeito e até li em um que também não tinha levado o comprovante que os dados de contato foram anotados e ela pode seguir viagem tranquilamente. Mas, como preferi me prevenir e pela primeira vez tive realmente a solicitação da mostra do comprovante em um país (na China quando fui, apesar da exigência, não me pediram), recomendo a quem estiver indo visitar as Maldivas a estar em dia com essa obrigação para evitar dor de cabeça.

No post que citei sobre a exigência da vacina, além da lista dos países que atualmente exigem, também explico sobre a validade, como e onde se vacinar e principalmente como retirar o comprovante internacional. É importante ressaltar que o comprovante que recebemos ao nos vacinarmos no posto de saúde não é válido, que por isso é preciso a troca pelo comprovante internacional. Vale ler a respeito, seguir o que é exigido e aproveitar esse país maravilhoso em surpresas logo no início da viagem.