Saiba tudo sobre a Pride Amsterdam

Uma das mais esperadas e diferentes Paradas do Orgulho LGBT da Europa está chegando. Em uma cidade tão “open mind”, é claro que o evento seria diferenciado. Enquanto as paradas mundo afora ocorrem na rua, a Pride Amsterdam acontece nos famosos canais da cidade, com flutuantes levando as atrações.

Entre os dias 28 de julho e 05 de agosto, Amsterdam celebra a diversidade com muitos eventos e festas. E pra começar, nos dias 28 e 29 de julho acontece o Milkshake Festival. O evento que há dois anos também acontece em São Paulo é original da Holanda. Muitas atrações dos mais diferentes estilos passarão pelos 6 palcos do evento, no Westerpark Amsterdam. Para mais informações sobre o festival, line up e venda de ingressos acesse o site oficial.

Outro grande destaque do primeiro dia do Pride Amsterdam é o Pride Park, evento que reúne sete mil pessoas no Open Air Theatre do Vondelpark. Eventos esportivos e entretenimento ao longo do dia (das 14h às 22h), mercado com produtos que celebram a diversidade e muitas atrações no palco agitam o sábado. Com sucesso do ano passado, novamente haverá uma área dedicada ao público mais jovem. Antes, porém, acontece a Pride Walk (11h00 às 13h30), uma caminhada do Westermarkt até o Pride Park para celebrar o início da Pride Amsterdam, com discursos no início do trajeto e a cerimônia de abertura ao chegar ao parque.

As festas já começam a acontecer para que a celebração do orgulho LGBT seja em grande estilo. Durante todo o período do evento lugares e festas para todos os gostos agitam a cidade holandesa. Clique no link e confira a agenda das festas que prometem bombar durante a Pride Amsterdam.

Diversos programas culturais acontecem também durante o período da Pride Amsterdam. Entre 28 de julho e 02 de agosto, o Atlas 2018 apresenta a exposição “I will speak, I will speak”. Filmes, fotos e depoimentos de pessoas com HIV se somam a discussões e um talk show diário sobre o tema. Durante esse mesmo período, o Oosterpark mostra a obra “Rainbow Dress”, com bandeiras nacionais dos países que ainda tem legislação anti-LGBT. De 28 de julho a 04 de agosto, 6 artistas convidados mostram seus novos trabalhos da exposição “Pink with Pride 2018”.

 Já a exposição fotográfica “Take me to ChUrch – 10 yeras of Club ChUrch”, aberta 24 horas por dia, conta a história desse tradicional clube de fetiche de Amsterdam, de 28 de julho a 05 de agosto. No mesmo período, a exposição “Aids in Amsterdam 1981-1996”  mostram imagens da história ocorrida desde o final de 1981, em que um homem é internado no Centro Médico Acadêmico de Amsterdam com queixas estranhas – os médicos não tem ideia do que fazer e o homem morre – até a terapia combinada em 1996. Outra exposição fotográfica interessante, também durante todo o período da Pride Amsterdam é a “Some might be unicorns”, com fotos que são um ode ao ser humano único. Em “The Hero in Me”, em cartaz de 28 de julho a 05 de agosto, participantes da Canal Pride são convidados a fazer fotos praticamente nus enquanto contam suas histórias pessoais, que mostram orgulho e heroísmo. Já outra exposição fotográfica “New Heroes” mostra fotos de transgêneros homens e conta as suas histórias durante o processo de adequação.

Uma peça questiona o futuro com HIV ao mostrar a história de um grupo de sobreviventes de longo tempo que encaram um mundo cheio de novas opções como a PrEP e uma geração mais jovem que não se assusta mais com a AIDS. O espetáculo “Poz Paradise” fica em cartaz entre os dias 28 de julho e 05 de agosto (20h).

Os debates também fazem parte da programação da Pride Amsterdam. Entre 28 de julho e 05 de agosto, 15 artistas locais discutem 15 aspectos do Queerness. O Saloon Queer acontece sempre às 15h.

Para quem quiser conhecer melhor a cidade aproveitando que foi para a parada de Amsterdam, um LGBT Tour (clique no link para mais informações) mostra os principais pontos da cidade importantes para a comunidade. Há também espaço para conhecer lojas e bares gay-friendly.

Leia Mais

Como é Parada Gay em Amsterdam