Um roteiro Gay em Liverpool: Conheça o Stanley Street Quarter

Listada em 2017 entre as 100 cidades mais LGBT friendly do mundo; sede da única organização LGBT de artes no norte da Inglaterra; cidade da universidade mais gay friendly do Reino Unido; sede de uma das maiores paradas do orgulho LGBT da Inglaterra; cidade do Liverpool FC – primeiro clube da Premier League a participar de um campeonato de futebol LGBT no país; e destino a ter o primeiro quarteirão gay oficial na Grã-Bretanha. Tudo isso credencia Liverpool como um dos destinos mais interessantes para o turista LGBT.

A saudável rivalidade com a vizinha Manchester pelo título de “capital gay do Norte da Inglaterra”, fez com que a comunidade local se engajasse cada vez mais. Porém, foi somente a partir dos anos 2.000 que a cidade oficialmente se envolveu na tentativa de promover Liverpool Gay como um destino de viagem e investir em uma série de eventos para dar visibilidade a cultura LGBT local. Por isso, somente aos poucos a cidade vem se tornando um destino de interesse para o viajante LGBT, mas quem visita a mundialmente famosa terra dos Beatles descobrirá um roteiro gay em Liverpool bastante interessante.

liverpool-gay

Um marco importante foi a primeira Parada do Orgulho LGBT oficialmente apoiada pela cidade, que aconteceu em 2010, no quarteirão que abrigava uma série de estabelecimentos voltados para a comunidade. Um ano depois, o Stanley Street Quarter foi oficialmente reconhecido como o quarteirão gay de Liverpool e até hoje concentra uma série de restaurantes, bares, boates, hotéis e outros empreendimentos gays. Chegar ao local se tornou ainda mais fácil quando no fim daquele ano (2011), Liverpool se tornou a primeira cidade britânica a utilizar sinalização rainbow para identificar o quarteirão gay local.

Seja pela importância histórica ou pelas atrações que ainda se concentram por ali, um roteiro gay por Liverpool obrigatoriamente inclui uma visita ao Stanley Street Quarter. A Stanley Street é apenas o coração do quarteirão, mas os estabelecimentos gays já se expandiram para as ruas vizinhas (confira no mapa a localização de cada um dos estabelecimentos).

mapa-liverpool-gay

the-lisbon-liverpoolThe Lisbon (1)

Exatamente atrás da sinalização da Stanley Street Quarter, na esquina da Stanley Street com a Victoria Street, está um dos mais importantes promotores da região como o quarteirão gay de Liverpool. O The Lisbon é daqueles lugares em que todos os locais passarão ao menos uma vez na vida e os visitantes precisam conhecer inclusive pela sua importância histórica. Seu teto verde e rosa é um dos atrativos mais conhecidos da cena gay de Liverpool. O local tem decoração clássica de um pub inglês, com madeiras escuras e até mesmo uma mesa de sinuca, mas ferve aos finais de semana e é uma das paradas mais disputadas para o começo da noite.

poste-house-liverpoolPoste House (2)

Outro ponto bastante disputados para beber no início da noite é o Poste House, instalado em um prédio de mais de 200 anos. O ambiente pequeno é compensando pela bebida mais barata, o que atrai um púbico jovem que ocupa principalmente o andar superior, enquanto o público mais velho frequenta o térreo. Há inclusive uma lenda que diz que Hitler teria bebido no local quando esteve em Liverpool. Será verdade?

Navy Bar (3)

Considerado um dos points gays de Liverpool da moda, o Navy Bar é famoso por receber DJs conhecidos para animar as suas noites, mas show de Drags e até Karaokê também fazem parte da programação. É famoso também pelo staff sexy que serve bebidas no balcão. Um lugar para beber e dançar a noite inteira.

the-masquarade-liverpoolThe Masquerade (4)

Talvez o local mais eclético do roteio gay em Liverpool, o The Masquerade abriga noites temáticas que vão desde show de drags, passando por Karaokê e pista de dança para curtir o som pop. O local tem um clima old school quando se fala de ambientes gays, mas pode render uma noite interessante.

g-bar-liverpoolGBar (5)

Apesar do nome, considere o GBar uma boate para curtir a noite inteira. Um dos pontos mais tradicionais da Liverpool Gay é também um dos locais que tem a programação mais diversificada e interessante da cidade. O público se diverte com Drag DJs tocando muito pop na pista de dança, curte muito trance nas madrugadas que vão até as seis da manhã nas sextas e sábados ou leva o crush para o mais calmo love lounge. É o point do público gay mais jovem em Liverpool.

Heaven (6)

Um dos mais populares bar e boate de Liverpool, o Heaven é conhecido pelas suas after-hours parties com presença de DJs internacionais frequentada por homens e mulheres gays. Um ligar para se divertir e dançar até longas horas.

superstar-boudoir-liverpoolSuperstar Boudoir (7)

Em tempos em que a cena Drag ganha destaque no mundo (obrigado RuPaul por isso), esse é o local em Liverpool que você deve ir para ver o melhor desse universo. Uma hostess drag já lhe dará as boas vindas, mas esse será apenas o começo de um noite de muita diversão no seu interior. Todas as noites um show de drag diferente anima a noite desse que é considerado um dos mais animados e coloridos pontos do roteiro gay em Liverpool.

Baa Bar (8)

É o point gay para reunir os amigos, já que o Baa Bar tem, além da pista de dança, cabines privativas para até 10 pessoas. As bebidas são servidas por um staff cuidadosamente escolhido. É um lugar interessante para colocar no seu roteiro gay de Liverpool, embora atraia mais locais do que visitantes.

out-liverpoolOut! Liverpool (9)

Mas se você procura novidade na cena gay de Liverpool precisa conhecer o Out! Liverpool. Um dos mais recentes points do Stanley Street Quarter, tem três andares onde se pode beber, jogar sinuca, assistir a um show de drag e curtir as noites temáticas dom DJs.

Garlands Liverpool (10)

A mais famosa boate de Liverpool funciona desde 1993. A Garlands Liverpool é igualmente reconhecida como a sua irmã Garlands Ibiza e realiza anualmente uma festa no barco no Rio Mersey. Originalmente era frequentada apenas por gays, mas atualmente tem um público mais misturado, embora se mantenha friendly. Muito brilho, homens bonitos e musica pop te esperam nas noites de sábado.

Nossa equipe viajou para Liverpool convidada pelo Visit Britain e contou com os apoios do Brit Rail Pass, do Hope Street Hotel e do chip internacional Mysimtravel.