Roteiro pela Manchester Gay

Sede de uma das maiores Paradas LGBT do Reino Unido, Manchester é conhecida como a capital gay do norte da Inglaterra, embora nos últimos anos Liverpool rivalize por esse título (clique no link para ler a matéria a respeito). Além da Parada Gay, a cidade anualmente sedia o Sparkle (fim de semana de celebração nacional da cultura transgênera) e o Great British Bear Bash (festival votado aos chamados ursos).

Um dos destinos mais gay-friendly do Reino Unido, a cidade tem sua região gay. O famoso Manchester Gay Village fica ao sul de Chinatown, bem no centro da cidade, e tem seu ápice na Canal Street. É por lá que locais e visitantes encontram a maioria dos bares, pubs e clubs da cidade; todos ao lado do Canal de Rochdale, dando assim um perfeito clima para um happy hour no fim de tarde que pode se estender até a noite agitada.

Outro orgulho da cidade é o LGBT Herritage Trail, uma série de pontos importantes para a comunidade LGBT local sinalizados com mosaicos da bandeira do arco-íris. Além disso, uma série de artes de rua são relacionadas ao público gay. Tudo isso faz de Manchester Gay um destino imperdível para quem estiver pela Inglaterra. Listamos abaixo lugares que você precisa conhecer, bares, pubs e clubs da cidade.

# Lugares Instagramáveis

Um roteiro pela Manchester gay é facilmente feito a pé, já que muitas das atrações são bem próximas. Primeiro vamos falar de lugares icônicos da Manchester Gay e onde você deve passar para tirar aquela foto especial para postar nas redes sociais. Não esqueça de levar um chip internacional para se manter conectado o tempo todo (através do link você pode comprar o seu e receber antes de viajar, na sua casa).

mapa-roteiro-manchester-gay

(1) Batman e Superman se beijando – Um dos murais mais procurados e fotografados de Manchester é o que tem a imagem do Batman e Superman se beijando. Ao visitar o Manchester Gay Village você certamente passará por ele, já que fica colado a Canal Street. A imagem fica na parede do New Union Hotel, na Abingdon Street.

(2) Mosaico da Kyle Minogue – O mural anterior é tão famoso e grande que o Mosaico da Kyle Minogue, que fica logo em frente, ao lado do G-A-Y Club muitas vezes passa desapercebido. Mas vae registrar uma foto ali, ainda mais se você for fã.

(3) Mural dos Ícones de Manchester Gay – Grandes ícones da comunidade gay local estão imortalizados em um mural enorme na parede da Molly House, na Richmons Street. O prédio inteiro teve sua fachada lateral pintada em homenagem a esses personagens de Manchester.

(4) Pintura da Manchester Gay Village –  Essa pintura é tão clássica que virou nossa foto de capa dessa matéria. A pintura que marca na Canal Street, na parede do Churchills Bar a Manchester Gay Village é parada obrigatória em qualquer roteiro por Manchester gay.

(5) Estátua de Alan Turning – No centro do Sackville Park, no coração da Canal Street, está a estátua em homenagem a Alan Turning, famoso matemático britânico que optou pela castração química para não se preso, na época que a homossexualidade eram ilegais no Reino Unido.

manchester-gay

# Bares, Pubs e Clubs para curtir

Mas todo roteiro gay em Manchester tem que ter também momentos de diversão. Por isso, seja em um fim de tarde ou para curtir a noite seu endereço é mesmo o Manchester Gay Village. Seja na famosa Canal Street ou na região próxima, você encontrará lugares para todos os gostos e bolsos. Como poderá ver no mapa, são bem próximos e vale até conhecer mais de um no mesmo dia. Ainda mais se você reservar um hotel próximo a região.

mapa-manchester-gay-village

(6) The EagleÉ o club mais famoso entre os bears que moram ou visitam Manchester. Abre no fim de tarde (17h) ainda como bar e a partir das 23h tem também a pista de dança. Espere muitas barbas e pelos nos frequentadores, além de muito deles usando peças de couro.

(7) VoidO mais famoso club gay de Manchester é o local para curtir o fim da noite, até as primeiras horas da manhã do dia seguinte. Muita gente vai ao Void depois de ter feito o esquenta em outros bares/pubs gays da região. Certamente é o local a incluir no seu roteiro de Manchester Gay se você quer dançar house, sendo frequentando pelos locais mais bonitos e musculosos. Fica no subsolo, logo abaixo da Kiki Manchester. Funciona de quinta a sábado.

(8) Thompson´s Arms – Um bar famoso entre os mais novos que 25 anos, principalmente por suas promoções de bebidas para estudantes, esse local pode ser perfeito para começar uma noite por Manchester Gay. O ambiente é uma mistura típica de pub, com direito a mesas de sinuca, com bar gay, já que o brilho está por todas as partes. Shows de Drags e DJs animam quando a noite vai chegando.

(9) New York New YorkUm dos bares mais populares de Manchester, nas noites do fim de semana costuma ficar cheio (até por ser pequeno). Por isso garanta sua entrada com os promotores que ficam na Canal Street. Famoso pelos shows de drag, tem uma atmosfera bem de cabaret. Um clássico para quem que curtir a Manchester Gay.

(10) Cruz 101Há mais de vinte anos esse club agita a cena noturna de Manchester Gay. Aberto de terça a domingo é a pedida para quem quer curtir a noite na cidade. Com duas pistas em andares diferentes o som tem muito Pop e House. Abre somente as 23h30, por isso é a segunda parte da noite de muitos moradores e turistas, mas que ficam lá até o dia amanhecer. Ficou ainda mais famosa quando foram gravadas ali cenas do seriado Queer As Folk.

(11) Molly HouseÉ o lugar para se alimentar antes de curtir a noite de Manchester. Quem sabe até começar ali a beber para a noite. Aberto do meio dia a meia noite, tem um ótima cardápio de bebidas e comidas e é bastante frequentado pelo público gay, tanto que sua parede lateral ganhou um mural com os maiores ícones de Manchester gay. Há um charmoso pátio externo para curtir também nos dias mais quetes.

(12) Kiki Manchester – No coração da Canal Street a Kiki Manchester é um lugar para jantar, beber e dançar. Isso mesmo, tudo em um só lugar! O ambiente casual atrai todo tipo de público, seja no happy hour ou para começar e até ser a noite do dia. Muitas festas temáticas ainda atraem o público conforme o estilo de cada uma delas.

(13) G-A-YCom filiais em Londres e Manchester, o G-A-Y é um dos points mais famosos da Canal Street. Abre todos os dias até de madrugada. Diversos andares com ambientes diferentes, incluindo um charmoso terraço perfeito para os dias quentes de verão, é popular entre os mais jovens, embora atraia todo tipo de público. Muito pop na pista de dança e nas telas de TV que decoram esse bar/club.

(14) Oscars Bar – O pequeno charmoso bar da Canal Street reúne um público entre 30 e 40 anos na sua maioria. Seu toque moderno e sofisticado, apresenta clipes de filmes musicais clássicos em um ambiente glamouroso conhecido pela sua boa carta de drinks e bebidas, além do charmoso terraço aberto nos dias mais quentes.

(15) The Rem BarO conhecido bar do Rembrant Hotel é um dos lugares mais antigos quando falamos de Manchester Gay. Um clássico pub britânico é popular entre ursos e adoradores de couros. Entretenimento ao vivo e uma simpática equipe em um dos endereços mais conhecidos da Canal Street.

(16) Via – Se você é fã de Drags e dos anos 80, coloque o Via no seu roteiro de Manchester Gay. Também na Canal Street, é sempre lotado com o público bastante variado e conta com performances ao longo da noite. O mais interessante é que é frequentado também pelo público não gay, que curte o local da mesma maneira.

(17) No1 Canal StreetOutro ambiente perfeito para comer e beber antes de curtir a noite de Manchester. Como o próprio nome diz, está no começo da Canal Street. É um ambiente bem exclusivo e moderno com uma boa carta de drinks e menu de comidas.

manchester-gay-village

Nossa viagem para Manchester foi a convite do Visit Britain e teve os apoios do BritRail PassCow Hollow Hotel e do chip internacional Mysimtravel.