SFMOMA: San Francisco Museum of Modern Art reabriu ainda mais completo

Apesar de fundando em 1935, podemos dizer que o San Francisco Museum of Modern Art é uma das novidades imperdíveis na cidade. É que após uma reforma que durou três anos, o SFMOMA reabriu ainda maior e mais completo. Desde maio de 2016 o prédio se revitalizou e hoje é uma das grandes atrações de San Francisco.

Mais de trinta mil trabalhos entre pinturas, esculturas, fotografia, arquitetura, design e artes digitais fazem parte do acerto do museu, que conta ainda com exposições temporárias. A expansão recente mais que dobrou o tamanho do San Francisco Museum of Modern Art e possibilitou até seis vezes mais visitantes. Algo grandioso para um museu que começou sua vida no quarto andar do War Memorial Veterans Building, com apenas trinta e seis obras de arte.

Em todas as salas do SFMOMA é possível ver de perto trabalhos impressionantes de artistas renomados como Henri Matisse, Jean Metzinger, Paul Klee, Andy Warhol, Jackson Pollock, Ansel Adams, entre outros. Além disso, desde 2009, o San Francisco Museum of Modern Art ganhou a custódia da coleção de Doria e Donald Fisher, incorporando assim mais mil e cem trabalhos que ficarão sob os cuidados do museu por cem anos.

san-francisco-museum-of-modern-art

Todo o acervo está disponível para visitação e o museu inclusive incentiva que os visitantes usem seus celulares para acompanhar a visita através do seu aplicativo. Fomos conhecer o SFMOMA a convite do San Francisco Travel e ficamos impressionados não só com as obras de arte como também com o próprio prédio que é de uma beleza única. Sugiro ir até o jardim aberto para garantir lindas fotos com esculturas incríveis tendo o museu de fundo, bem como visitar a varanda do último andar de onde se tem uma das mais belas vistas do centro financeiro de San Francisco.

A arquitetura do prédio é mesmo impressionante, com a nova fachada inspirada nas águas e no fog de San Francisco, duas características marcantes da cidade. Durante o dia, o movimento de luz e sombras naturalmente anima a superfície. Dentro do museu, o projeto contemplou a iluminação natural, a amplitude e a leveza.

museu-de-arte-moderna-san-francisco

O ingresso para visitar o museu varia entre US$ 19 e US$ 25, sendo que menores de 18 anos não pagam. O museu fica aberto de sexta a terça (10h às 17h) e quintas (10h às 21h), mas fecha para os feriados de Thanksgiving e Natal o dia inteiro, e funciona só até as 16h nos dias 24 e 31 de dezembro. Diariamente são oferecidas visitas guiadas de 45 minutos focadas na arquitetura ou nas exibições, além de uma visita guiada expressa de 20 minutos focada em um artista em específico.

Nos apoiaram nesta viagem para San Francisco, na Califórnia: Fairmont Heritage Place Ghirardelli SquareAccorHotelsMysimtravel e San Franciso Travel