Um charme de hotel na charmosa Gstaad

Visitar a charmosa Gstaad, na Suíça, é uma experiência diferente. É impossível passear pela cidade sem pensar em ver as vitrines das lojas de marcas famosas na rua principal da cidadezinha, provar os menus dos requintados restaurantes e se hospedar em um dos charmosos hotéis da vila. E esses dois últimos itens podem ser feitos em um mesmo lugar: no Hotel Olden.

Extremamente bem localizado, no centro da rua principal da cidade, o hotel tem como destaque o seu atendimento personalizado e de primeira qualidade. Os funcionários sempre solícitos fazem questão de mostrar simpatia a cada vez que você cruza por um deles no hotel que não é daqueles enormes, e exatamente por isso mantém o charme da arquitetura local. Os quartos, decorados com muita madeira para dar o clima de chalé das montanhas, somam-se a um excelente restaurante e um deck delicioso para o fim de tarde. Se o preço não é barato (mas vale lembrar que nada em Gstaad é muito barato), o serviço de minibar free com reposição infinita e a máquina de café nespresso no quarto com o mesmo esquema de serviço dão a mostra da exclusividade do hotel.

Um fato curioso é que grande parte dos empregados são portugueses, o que tornou a minha hospedagem ainda mais agradável. Afinal, nada melhor do que ser bem recebido e ainda falando português! Já o único defeito são as escadas. A recepção e quartos ficam a partir do segundo andar, depois de uma escadaria que não é das mais agradáveis para quem está com mala. Mas nada que a equipe de funcionários não faça de bom agrado carregar as malas para você.

A entrada do hotel é discreta, por entre a parte externa do restaurante, e o local tem importância histórica na cidade. Em 1985 ele foi destruído pelo grande incêndio que aconteceu em Gstaad, sendo reconstruído posteriormente para hospedaria. Durante os anos de guerra o Olden foi ponto de encontro de moradores e visitantes que apreciavam a culinária do local feita com produtos da fazenda que existia bem atrás do prédio. Em 1960 foi aberto o “La Cave”, famoso restaurante do hotel que recebe Chefes de Estado e celebridades com frequência, principalmente durante o centenário torneio de tênis da cidade e a temporada de inverno.

hotel olden