Fuja do óbvio! Que tal incluir uma vinícola no Peru em sua próxima viagem?

Você já pensou em visitar uma vinícola no Peru? O enoturismo na América do Sul é muito conhecido no Chile, Uruguai, Argentina e até no Brasil. Mas pouca gente pensa nesse tipo de passeio quando faz seu roteiro pelo Peru. E se falarmos em conhecer onde é produzido o Pisco, a tão famosa bebida nacional do Peru? Muita gente já se interessaria de primeira! Mas aí é que está, as duas coisas acontecem no mesmo lugar.

Talvez você não saiba, mas o Pisco é a aguardente da uva. Ou seja, a produção acontece no mesmo lugar do vinho. Por isso, conhecer uma vinícola no Peru é algo bastante interessante, afinal não nos limitaremos em conhecer mais sobre a produção de vinho no país. Além disso, muito pouca gente sabe que a primeira vinificação da América do Sul aconteceu em Cusco, em 1560, quando já havia 40 mil hectares destinados à atividade. Então porque o enoturismo no Peru não é prioridade pra muita gente? Talvez porque a produção de vinhos finos seja bastante recente. Mas ao incluir isso em seu roteiro, você pode se surpreender.

vinho-no-peru

A principal região produtora de vinho no Peru é o Vale de Ica, com vinhedos no meio do deserto. Essa região é o ponto de partida para quem quer conhecer as famosas Linhas de Nazca ou as Ilhas Ballestas. Então aproveitar que já vai estar pela região e incluir o enoturismo pode ser uma ótima combinação. O curioso é que por lá a parte onde estão as vinícolas é conhecida como “Ruta del Pisco”, tanto pelo atrativo já que a bebida é mais reconhecida com o país que o vinho, quanto pela quantidade. Boa parte da produção local vai para o Pisco, ou seja, o vinho ocupa um espaço em quantidade de menor importância.

O pisco é produzido principalmente a partir de uvas de variedades americanas ou híbridas, sendo comum as vinícolas também produzam vinhos com essas uvas, de característica mais doce. Mas, recentemente, não é incomum ver em vinícola no Peru o plantio de uvas consideradas mais nobres, para a produção de vinhos finos.

Em minha viagem para o Peru, a do turismo local, nos hospedamos no Hotel Viñas Queirolo, localizado a cerca de 20 minutos da cidade de Ica. É um verdadeiro oásis no meio do deserto, tanto quanto a sua plantação, bem como pelo luxuoso hotel que oferece uma estadia ímpar para quem visitar essa parte do Peru. A história desta vinícola no Peru data de 1877, quando uma família italiana de Gênova se mudou para o distrito de Pueblo Libre, em Lima. Ali abriu uma taberna que hoje funciona como restaurante. Com o crescimento da capital peruana a produção de vinho e pisco foi deslocada para Ica.

Hotel-Viñas-Queirolo

Mesmo quem não se hospedar no hotel, a vinícola está aberto para passeio. Fizemos o mais completo, que começa com um vídeo sobre a história desta vinícola no Peru, passa pela área de plantio e produção e finaliza no alto de uma colina com um brinde ao pôr do sol com espumante. Uma loja no complexo também vende os vinhos e pisco produzidos por ali.

Nossa equipe viajou a convite do Peru Travel