Vinícola em Napa Valley: Tour pela vinícola Robert Mondavi

A história da tradição dos vinhos de Napa Valley e de Robert Mondavi se misturam. Ele foi responsável por acreditar que a região seria capaz de produzir vinhos de alta qualidade comparáveis aos europeus e para isso investiu em importar inovações que colocaram a Califórnia definitivamente no mapa da enocultura mundial. Por isso mesmo, uma visita a vinícola Robert Mondavi é um passeio obrigatório, já que mescla história, beleza e, é claro, ótimos vinhos.

Tudo começou quando Cesare Mondavi, vindo da Itália, comprou terras na Califórnia para plantar e vender uvas. Algo bastante incomum já que na época vigorava nos Estados Unidos a Lei Seca. Mas foi justamente esse investimento inicial que garantiu que, com o término dessa lei, ele pudesse comprar em Napa uma pequena vinícola. Começava ali a história dessa família que se mistura com a dos vinhos de Napa Valley. Na época produziam vinhos de garrafão, mas tinham dificuldades em concorrer com as grandes vinícolas. Com a morte do patriarca, seus filhos que já trabalhavam no negócio da família começaram a divergir sobre o futuro da vinícola. Enquanto Peter acreditava melhor continuar seguindo a tradição familiar, Robert tinha certeza que era possível investir na produção de vinhos de alta qualidade. Por isso, em 1966 os dois se separaram e Robert fundou a sua própria vinícola: Robert Mondavi Winery.

robert-mondavi-winery

A utilização de equipe especializada foi a chave do sucesso da ideia de Robert e ele conseguiu atingir seu objetivo com o lançamento do seu primeiro Sauvignon Blanc, com uma nova fórmula que produziu um vinho diferente do que era conhecido nas terras da Califórnia. A estratégia de usar o nome Fumé Blanc, até então apenas difundido na França e pouco conhecido nos Estados Unidos, foi ainda uma jogada de marketing de mestre. Os americanos que torciam o nariz para o Sauvignon viram no Fumé uma novidade e passaram a consumir o vinho. Nos anos seguintes foi a vez de ganhar notoriedade nacional, e depois internacional com a produção de Cabernet Sauvignon.

Foi na terceira geração da família, na década de 90, sob o comando dos filhos de Robert Mondavi, que o marketing atingiu seu máximo de excelência e estimulou o consumo interno de vinho. Investimentos na arquitetura e no enoturismo fizeram a vinícola se tornar uma importante atração turística da Califórnia. Hoje mais de 350.000 visitantes passam por ano na vinícola para conhecer essa história e os vinhos de Robert Mondavi. Agora em 2017 eu fui um desses visitantes e tive a chance de fazer o tour pela vinícola Robert Mondavi que une degustação, visita as instalações e muita história contada pelos simpáticos guias.

vinicola-robert-mondavi

É possível visitar o local para conhecer e ter uma experiência gastronômica que alia o tour a um jantar, almoço ou um piquenique; fazer degustações exclusivas, incluindo uma que une vinho e chocolate; ou fazer os diferentes tours oferecidos. Quando estava pesquisando a respeito três me chamaram a atenção: o de bicicleta, o de arte e o twilight. Escolhi o último, mas apesar disso acredito que o de arte possa ser interessante já que ao longo de toda a vinícola existem obras de arte lindíssimas. Não consegui ver como era o da bicicleta, mas o twilight confesso que me decepcionou um pouco. O tour em si é bem interessante, começando com uma degustação acompanhada de explicação sobre a história da vinícola, passando pelo tour na vinícola (e dessa vez realmente você passa pelos locais onde o vinho é produzido e armazenado) que continua tendo degustação e finalizando com um excelente serviço de queijos e frios acompanhados de vinho em uma sala bem aconchegante. Mas imaginava que seria interessante fazer este, e por isso fiz a reserva, para poder visualizar o pôr do sol em um lugar lindo. Acontece que pelo horário marcado o sunset aconteceu no momento que começamos a nossa visita, quando entramos em uma sala fechada. Consegui tirar umas fotos bonitas antes de iniciar, mas acredito que deveria ser melhor planejado para que no fim do tour, quando saímos da parte interna da vinícola em uma sacada com vista para as parreiras, estivesse acontecendo o pôr do sol. Na verdade já era noite e nem conseguimos ver o campo. Por isso, acredito que fazer o tour normal calculando para estar terminado no horário do sunset seja a melhor opção para belos registros.

Os valores dos tours variam de US$ 25 até US$ 85. É recomendado fazer reserva online antecipada já que essa é uma das vinícolas de Napa Valley mais disputadas. Nos apoiaram nessa viagem Fairmont Heritage Place Ghirardelli SquareAccorHotelsMysimtravel e San Franciso Travel.