Doze vinícolas na Califórnia para você conhecer

Com mais de 4.000 vinícolas em todo o estado, a Califórnia é o destino preferido para quem quer fazer enoturismo nos Estados Unidos. O estado é o quarto maior produtor de vinhos do mundo, ficando atrás apenas de três países com bastante tradição na enocultura – França, Itália e Espanha. Os números são impressionantes: A Califórnia é responsável por mais de 90% da produção dos Estados Unidos e as vinícolas na California recebem anualmente a visita de cerca de 20 milhões de pessoas. O Napa Valley é a região produtora mais famosa, mas na lista abaixo você encontrará também dicas de outras regiões.

Na Costa Central um dos destaques é a Ancient Peaks Winery, que além de degustação oferece aventuras em seu terreno de 5 mil hectares em Santa Margarita. Os visitantes podem encarar uma tirolesa sobre os vinhedos, tours para observação da vida selvagem e passeios a cavalo, atrações que tornam o local ideal para amantes da natureza em busca de adrenalina. Já a Clairborne & Churchill Winery é uma vinícola ecologicamente correta, que segue práticas rígidas de sustentabilidade no cultivo e criação de vinhos de primeira qualidade por meio de técnicas européias de vinificação. Imperdível em seu roteiro por vinícolas na Califórnia é a Halter Ranch Winery. O tour dessa vinícola foi premiado como “Melhor Experiência em Vinhedos” pela revista Sunset. A aventura de duas horas inclui um passeio pela histórica fazenda a bordo de um Land Rover Defender 110 de 1984, com vista para a lagoa da propriedade, a vegetação selvagem e os 113 hectares de vinhedos. Cada parada ao longo do caminho inclui uma degustação.

Localizada na crescente região vinícola de Lodi, em Central Valley, a Oak Farm Vineyards possui árvores de carvalho de 100 anos e uma das vistas mais pitorescas da cidade, que pode ser curtida pelo visitante enquanto toma um vinho no pátio. Nos dias mais frios, a sala interna de degustação lindamente decorada é igualmente atrativa.

Outra região para quem busca vinícolas na Califórnia é o Gold Country. Nevada City é conhecida por sua tradição de contra-cultura que, aplicada ao vinho, está produzindo misturas totalmente inovadoras nos rótulos da Avanguardia Wines. As misturas desta adega são feitas a partir de duas a seis variedades de uvas pouco comuns, como Carmine, Melon de Bourgogne, Refosco e Rkatsiteli. Estes vinhos proporcionam equilíbrio, níveis mais baixos de álcool e maior acidez, com tratamento mínimo de carvalho. Localizada no condado de El Dorado, a Cantiga Wineworks é bem tradicional em termos de vinificação. Os vinhos são feitos com técnicas de intervenção suaves e mínimas e são fermentados sem maloláctica, para preservar o carácter natural da variedade, a acidez e o equilíbrio. Além disso, a construção de inspiração gótica fica em uma colina com vista deslumbrante para os vinhedos e a sala de degustação, repleta de tapeçarias medievais, proporciona aos visitantes uma viagem no tempo.

Uma das mais gratas surpresas em termos de vinícolas na Califórnia é a Briar Rose Winery, em Inland Empire. Fundada por um ex-funcionário da Disney e é inspirada no chalé de a Branca de Neve e os Sete Anões. A oliveira em frente é uma das maiores e mais antigas de Temecula, dando ainda mais charme ao local. Já em Sonoma County é possível visitar uma adega que é lar de uma coleção de souvenirs da carreira cinematográfica de Francis Coppola, incluindo vários estauetas do Oscar e a mesa de Don Corleone, em “O Poderoso Chefão”. A Francis Ford Coppola Winery também inclui uma linda piscina onde os hóspedes podem nadar e passar o dia relaxando e um restaurante com vista para os vinhedos.

E não podíamos deixar de falar sobre Napa Valley, para finalizar a lista de vinícolas na Califórnia para conhecer. Localizado em um castelo de inspiração toscana do século 13, repleto de antiguidades, arte e até mesmo uma masmorra, a Castello di Amorosa é um espetáculo para os olhos. Se você busca tradição, não deixe de conhecer a Robert Mondavi, considerada peça fundamental para o desenvolvimento da região e o reconhecimento internacional dos vinhos por ali produzidos. A Quixote Winery é a única estrutura que Friedensreich Hundertwasser, pintor e arquiteto vienense, projetou e construiu na América. O design é colorido, caprichoso e absolutamente único. Mas se você quer experimentar espumantes, o endereço é a Domaine Carneros, pertence a família Taittinger, famoso champagne francês.