Yemanjá: Parada obrigatória em Salvador

Salvador é uma cidade especial pelas suas cores, alegria, ritmo, pontos turísticos e também por sua culinária. Quem não gosta de uma boa comida baiana? E se é isso que você procura para comer em Salvador, a minha dica é o Yemanjá (Avenida Otávio Mangabeira, 4661 – Armação). Estrelado 18 anos consecutivos pelo Guia Quatro Rodas e escolhido como melhor restaurante de comida brasileira pela Veja, é uma parada obrigatória toda vez que piso na primeira capital do país.

Com raízes nos anos 60, quando a famosa quituteira Anália fazia suas experiências gastronômicas, o Yemanjá está localizado no mesmo endereço desde 1974. O artista plástico Edílio foi o responsável pela decoração, criando um ambiente semelhante a um galpão de pescadores, mas o sucesso é tão grande que foi preciso fazer uma expansão mais moderna para receber todos os clientes.

yemanjá 1 yemanjá 2

Logo na entrada, baianas tipicamente vestidas te recebem e encaminham para a mesa. O clima do local já vai te deixando no clima do que está por vir. O destaque fica mesmo pela deliciosa culinária. De entrada minha dica é a porção de mini acarajés. Sou alucinado por esse quitute baiano, e a versão mini garante um sabor mais especial ainda por ser menos massudo. Mas, a casquinha de siri, o caldo de frutos do mar e os bolinhos de peixe também são ótimas pedidas.

O prato principal tem diversas opções, com destaque para moquecas e ensopados. A diferença entre eles é que o primeiro leva óleo de dendê. As opções de sabores são camarão, peixe, lagosta, siri e polvo. Outra boa opção é o bobó de camarão. Os pratos vêm acompanhados de arroz branco, pirão e farofa de dendê. Escolhi dessa vez a moqueca de camarão, e não me arrependi.

yemanjá 8

Para acompanhar uma cerveja gelada, um vinho branco ou uma capiroska (feita de vodka) são ótimas pedidas inclusive para ajudar com o calor que faz na cidade. E lembre-se que esse tipo de comida irá te deixar com mais calor ainda. Para a sobremesa, diversos doces típicos são opções, com destaque para as cocadas molhadas. Uma delícia!

Um restaurante tradicional, com partos bem servidos e preço bem justo. Imperdível!