Antártica poderá receber linha regular de voos
Apenas aventureiros que conseguem vaga em aviões militares ou navios conseguem visitar a Antártica. Mas em breve isso pode mudar, com o início de voos regulares para o continente gelado. É que a Loftleidir Icelandic pousou no final de novembro o primeiro avião comercial na pista de gelo da Union Glacier.
Com 50 passageiros a bordo, entre cientistas, pesquisadores e turistas, um Boeing 757-200 ER da companhia fez um voo a partir de Punta Arenas (Chile) com duração de quatro horas e meia. Foi uma parceria com a Antartic Logistics & Expeditions, que já leva cerca de 500 passageiros por ano em aeronaves cargueiras, e pode ser o pontapé inicial para oferecer voo comercial para esse destino. É que a ALE demonstrou interesse em manter a parceria.
Essa não é a primeira vez que um jato comercial pousa na Antártica, porém a primeira experiência desse tipo foi em missão oficial do governo australiano, sem caráter comercial. Se for mantida a parceria a rota seria operada apenas nos meses do verão, única época em que é possível acessar o continente de avião.