Exposição de múmias, censurada na Venezuela e Paris, chega a Montevidéu
Está em cartaz até 27 de dezembro, no Centro de Exposiciones Patio Rambla, em Montevidéu (Uruguai), a exposição de Múmias Body Worlds Vital. A polêmica mostra, que passou por 115 cidades do mundo, já foi visitada por aproximadamente 45 milhões de pessoas, que se dividiram entre a admiração e o repudio às obras.
São 150 plastinações originais – procedimento de preservação da matéria biológica. Além de corpos humanos inteiros, preservados sob a técnica de substituição do líquido natural e lipídios por resinas e materiais rígidos, um fêmur humano cortado longitudinalmente, um coração, rins, pulmões pretos de tabaco e um cérebro ligado a medula espinhal, são um dos exemplares expostos aos curiosos de plantão. A técnica desenvolvida pelo alemão Gunther Von Hagens, levanta muita polêmica. Alguns dizem que o trabalho de modelagem com base em cadáveres é uma verdadeira contribuição para a arte e a ciência. Enquanto outros condenam a nova técnica de mumificação, colocando em debate a ética, estética e o comercial.
Apesar do sucesso mundial, na Venezuela, o presidente Hugo Chávez censurou e proibiu a exibição da mostra. Na mesma época (2009), um tribunal de Paris vetou a exposição sob o argumento de inaceitável. Os responsáveos por levar a Body Worlds Vital a Montevidéu, porém, acreditam que a intervenção busca conscientizar os visitantes da importância em debater esse tema, ainda que polêmico, como parte do respeito ao livre arbítrio de cada um incluso dentro do universo da arte.
Body Worlds Vital
Endereço: Centro de Exposiciones Patio Rambla ou ex-clube del Banco Comercial, Rambla República del Perú e Luis Alberto de Herrera.
Dias: de 27 de outubro até 27 de dezembro
Horários: de domingo a domingo (10h às 18h)