Brasil no prato – restaurantes que valorizam a culinária brasileira

A comida brasileira está em alta e restaurantes apostam nos sabores tupiniquins. Do churrasquinho à feijoada, da galinhada à moqueca. São muito sabores, texturas e ingredientes que valorizam a culinária nacional. Separamos alguns restaurantes no Rio de Janeiro, onde as receitas tipicamente brasileiras são evidenciadas.

Especializada em receitas tipicamente brasileiras, o Panelinhas do Brasil, inaugura seu primeiro restaurante no Rio de Janeiro, no Shopping Américas, no Recreio. O restaurante traz um cardápio com 15 receitas que remetem ao paladar de diversas regiões do país. Opções que vão de Goiás (Galinhada com Pequi), passa pela Bahia (Bobó de Camarão), Ceará (Baião de Dois), chegando no Rio de Janeiro (Feijoada com arroz branco e farofa de bacon). Todos os pratos servidos em panelinhas no melhor estilo confort food. De sobremesa, destaque para o pudim de tapioca com coco; e para o pudim de leite condensado, o campeão de vendas.

O popular churrasquinho é o carro-chefe do Churrasquinhos Brasinha, um verdadeiro achado no tradicional bairro de São Cristóvão. No cardápio, o clássico Pão de alho, preparado com creme de alho; o Yaki de frango com bacon, pimentão e cebola. Outra opção é o Hambúrguer Artesanal, com 150g de carne com cheddar cremoso, cebolas caramelizadas e maionese temperadas no pão com gergelim. Para acompanhar, uma carta com mais de 30 rótulos de cervejas especiais

O restaurante Estação Baião de Dois, reduto nordestino no coração do Rio, localizado na Feira de São Cristóvão, traz no cardápio de entrada receitas como o acarajé e o caldo de sururu. Para o prato principal, a carne de sol se destaca nas receitas como a Cabrito com aipim cozido com arroz e feijão de corda. Para a sobremesa, vale experimentar as compotas de fabricação própria de banana, doce de leite, caju, entre outros. Além da comida, o restaurante dispõe de uma carta de cachaça, todas produzidas no Rio de Janeiro.

O restaurante Nomangue, quem comanda as caçarolas é o chef Vaval, filho mais velho de Tia Penha, celebrada cozinheira de Barra de Guaratiba. Entre as receitas da casa, destacam-se pratos típicos da culinária caiçara, reproduzida pelo chef que cresceu nos manguezais aprendendo os segredos da culinária reproduzida no restaurante. De entrada, destaque para o Pastel de Camarão. Entre os pratos principais, boa pedida é a feijoada caiçara de frutos do mar, preparado com feijão branco, mexilhão, lula, polvo, camarão, peixe e vôngole. Para sobremesa, o Nomangue aposta nas Pétalas de Goiaba com sorvete de queijo.

O restaurante Jerimum do Nordeste traz o clima e o sabor do sertão para a Feira de São Cristóvão, ponto de encontro de nordestinos e turistas. O bufê de pratos típicos inclui cerca de 35 pratos quentes e 18 tipos de saladas. Opções como: rabada, mocotó, vaca atolada, carne seca com abóbora, camarão na moranga (foto de capa), dobradinha, arrumadinho, paçoca de carne de sol, galinha à cabideira, baião de dois, angu à Bahiana, farofa de banana e muitas outras podem ser encontradas. Outro destaque da casa é a carta de cachaças, com opções que acompanham os pratos regionais.

No Mauá, restaurante do Museu de Arte do Rio – MAR, o chef baiano Marcones Deus dá um toque contemporâneo em receitas tipicamente brasileiras, como a empada aberta de bobó de camarão e destaque para o Fetuccine de Pupunha – com agrião e manjericão ao molho tucupi e castanha do Pará. Para adoçar o paladar, vale experimentar os Mini bolinhos de chuva com doce de leite e amêndoas.

O restaurante Couve-Flor traz no bufê, opções bem brasileiras, como a Polenta com picadinho, servida com ovo, arroz, banana cozida e farofa; e o siri gratinado. Às sextas, a casa aposta na brasileiríssima feijoada completa preparada com cachaça e servida no buffet.

No restaurante Quinta da Boa Vista, localizado no Parque da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, a culinária portuguesa divide espaço com receitas tipicamente brasileiras. Entre os pratos tupiniquins, destaque para a tradicional moqueca de badejo com camarão, arroz branco e farofa de dendê.

O restaurante Galani abriu no segundo andar do luxuoso hotel Caesar Park Managed by Sofitel, sob do chef Willians Halles que levou ao menu a mistura de ingredientes locais às técnicas de culinária internacionais. O destaque fica por conta do Trio de Sopa, nos sabores de beterraba, cebola e ervilha e o Pirarucu com batata baroa, camarão e ervas.

Diante de tantas opções, o ideal é passar uma semana no Rio de Janeiro e provar todas as opções, viajando pra culinária brasileira, dentro da mesma cidade.