Casa Daros vira Casa Qatar durante Rio 2016

De 05 a 21 de agosto (segunda a quinta de 18h às 22h, sextas e sábados das 15h à 0h e domingos das 15h às 22h) a Casa Daros, patrimônio histórico do Rio de Janeiro, se tornará a sede do Qatar na cidade. Batizada de Bayt Qatar, a Casa Qatar Rio 2016, será aberta ao público (R$ 20) com ambientes e atações típicas desse país.

O local também reunirá elementos da gastronomia, música, danças e arte qatari integrados à cultura brasileira em uma fusão que terá como temas o esporte, cultura, educação e diversidade. O público terá acesso a dois grandes espaços de convivência. O Souq é o principal deles e promove uma autêntica representação de um mercado árabe, com diversas atrações culturais típicas. Tais como pintura de henna, em que profissionais reproduzirão uma arte na pele feita normalmente nas mãos das noivas momentos antes dos casamentos realizados na região; dança das espadas, acompanhada de tambores e poesia falada; workshop de cafés e chás; shows de música e grafitti, com a criação ao vivo de artes exclusivas produzidas pelos artistas Mubarak Almalik, do Qatar, e pelo brasileiro Marcelo Ments; reprodução do Garanga – festival celebrado no 14º dia do Ramadan quando crianças usam roupas típicas, saem de casa e batem nas portas da vizinhança; noites fashion, com desfiles de moda mostrando combinações de roupas regionais apresentadas por Al Saddiqi, líder varejista da moda Qatari. Outro grande destaque do é o menu especial desenvolvido pelo chef brasileiro Alex Atala para que os visitantes conheçam comidas típicas do país, a partir da experiência do chef em uma viagem ao Qatar, sem custo adicional.

Além do Souq, o público terá acesso a uma visita guiada por outros dois grandes ambientes interativos. Quatro espaços diferentes vão oferecer projeções que utilizam tecnologia high-tech, com recursos para transportar os visitantes para o Qatar. Uma delas tem um caleidoscópio com paisagens qataris onde os visitantes podem criar imagens que serão entregues como souvenir no final do passeio. Outra sala terá uma projeção interativa dos mapas de Doha e do Qatar seguido por uma viagem pelos marcos do país. O último espaço tem uma série de informação local sobre a cultura, educação, história e esportes do Qatar.

Os ingressos só podem ser adquiridos pelo site oficial e a toda a renda será revertida ao Projeto Futuro Olímpico, ONG brasileira que leva o atletismo para os estudantes de escola públicas do Rio de Janeiro.