Como agendar trilha em Noronha

É quase impossível não fazer ao menos uma trilha em Noronha. Com visual deslumbrante a ser explorado em meio da natureza do Parque Nacional, elas revelam paisagens e cantinhos escondidos e especiais que merecem ser conhecidos. Mas é preciso ficar atento já que, para preservar o meio ambiente, há limite de visitantes diários para cada e é preciso fazer agendamento.

Vai visitar Noronha? Faça através do banner a sua reserva de hospedagem, garanta a melhor opção e, sem pagar nada mais por isso, ajude a manter o Maior Viagem te trazendo as dicas de vários destinos pelo mundo

Desde o final de 2018 uma mudança importante foi feita na forma de como agendar trilha em Noronha. O que antes podia ser feito por pousadas, guias ou agência, passou a ter que ser feito pelo próprio viajante. É uma forma mais justa de oferecer a mesma oportunidade para todos, sem priorizar quem pode pagar por serviços mais caros.

Dependendo da época do ano, e da lotação da ilha, o agendamento pode levar horas. Então é preciso se programar para enfrentar as filas (fomos agora e não pegamos, mas normalmente elas existem) e também para conseguir agendar a trilha em Noronha que você deseja fazer sem atrapalhar o restante do seu roteiro.

Por isso, minha dica é agendar a trilha em Noronha logo que você chegar ao destino. Como os voos chegam no meio da tarde, que acaba sendo um “dia perdido”, vale pensar em ir logo até o local do agendamento para garantir o seu lugar e também para conseguir, com o agendamento feito, compor as trilhas em Noronha com os outros passeios que você quer fazer.

O agendamento é feito no Centro de Visitantes – ICMBio, na Vila do Boldró, entre 17h e 20h. Mas, principalmente se você for numa época concorrida, chegue antes desse horário. A partir das 15h30 as senhas começam a ser distribuídas.

Para agendar trilha em Noronha é preciso ter já o ingresso do Parque Nacional, que será exigido também em outros passeios que você fará em Fernando de Noronha. O agendamento é gratuito e pode ser feito para até seis dias depois no máximo, mas algumas trilhas exigem a contratação de um guia local.

São cinco trilhas com número de vagas limitadas: Morro São José (16 vagas/dia), Abreu (24 vagas/dia), Pontinha-Caieira (40 vagas/dia), Atalaia (6 grupos de 16 pessoas – 96 vagas/dia) e Capim-Açu (40 vagas/dia). A mais famosa é a Atalaia que se divide entre Longa (4 horas de caminhas), com obrigatoriedade de guia, e Curta (entre 1h30 – 2 horas). Além da Atalaia Longa, Pontinha-Caieira, Morro São José e Capim-Açu precisam de guia.

Escolha a trilha que você vai fazer antes, leia a respeito e tire as dúvidas no próprio centro de visitante antes de ir aos totem onde é feito o agendamento de trilha em Noronha. Isso facilitará o seu processo e ajudará que todo mundo consiga fazer o agendamento o mais rápido possível.

Importante ressaltar que é preciso respeitar o horário agendado para a trilha, caso contrário você não poderá acessar a mesma.

Piscina natural no fim da trilha do Atalaia Curta

Nossa experiência

Como fomos em um período que a ilha está mais vazia que o normal, por conta da pandemia, não pegamos fila grande. Fizemos o agendamento da Atalaia Curta rapidamente logo no primeiro dia.

A Atalia Curta é uma trilha bem leve e o grande atrativo é a piscina natural que está no final. Além uma prainha deserta com visual deslumbrante, a vida marinha é impressionante e mergulhar por lá é incrível. O mergulho é de superfície, com obrigatoriedade de colete para flutuação (não pode ficar em pé para não agredir os corais).

Mas fique atento que todo o tempo é controlado. Ou seja, você ficará no máximo 30 minutos na piscina natural. Depois é preciso voltar pela trilha para dar espaço para o grupo seguinte.

Nossa viagem para Fernando de Noronha foi em parceria com a Pousada Morena e o receptivo Atalaia Noronha.