Como evitar a ressaca nas festas de fim de ano
Nutricionista dá dicas que ajudam a não ficar com o mal estar no dia seguinte
Todo mundo adora comemorar o fim de ano e o clima de celebração muitas vezes vem acompanhado do consumo excessivo de álcool. Para não ficar com aquele mal estar no dia seguinte, conversamos com uma nutricionista que dá dicas de como evitar a ressaca nas festas de fim de ano.
A ressaca é um conjunto de sintomas físicos e mentais que ocorre após o consumo excessivo de álcool, resultante do impacto tóxico no organismo, desidratação e desequilíbrio de nutrientes. Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, náuseas, vômitos, tontura, fadiga, irritabilidade, sensibilidade à luz e ao som, além de sede intensa e sensação de boca seca.
A nutricionista Ana Lúcia Hoefel, docente dos cursos de Nutrição e Gastronomia do Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG, explica que isso acontece quando o corpo não consegue metabolizar o álcool de maneira eficiente, sobrecarregando o fígado.
Por isso mesmo, deve-se evitar comidas gordurosas, que sobrecarregam o fígado. A dica da especialista é se alimentar antes e durante o consumo de álcool, mas optando por alimentos com proteínas magras, como frango e peixe, além de carboidratos complexos, como grãos integrais.
Outra dica é se hidratar bastante. “Beber água antes, durante e depois do consumo de bebidas alcoólicas ajuda a minimizar o mal-estar. Manter-se hidratado é fundamental para reduzir os efeitos negativos”, orienta Ana Lúcia.
A nutricionista lembra que bebidas alcoólicas claras e com menor teor alcoólico, como cerveja e espumante, causam menos ressaca do que as bebidas escuras, como vinho tinto e whisky. Ainda, misturar diferentes tipos de bebidas pode aumentar os sintomas da ressaca.
Consumir sucos de frutas ricas em água, como melancia e laranja, ou bebidas eletrolíticas, pode ajudar a repor os nutrientes perdidos durante o consumo de álcool e acelerar a recuperação.
A Organização Mundial de Saúde recomenda que o consumo de álcool não ultrapasse 30 gramas/dia para homens (equivalente a 2 taças de vinho ou 600 ml de cerveja) e 15 gramas/dia para mulheres.