Como evitar que o chocolate derreta no calor
Especialista ensina como armazenar e manusear o produto no verão

As temperaturas estão batendo recorde nesse verão. E aí que os chocólatras entram em pânico ao ver suas delícias não resistindo. Para que você minimize esse problema, conversamos com o chef chocolatier Lucas Mendes, da Harald, líder no mercado de coberturas e chocolates para confeitaria, que irá ensinar como evitar que o chocolate derreta no calor.
O armazenamento adequado do chocolate é fundamental para mantê-lo em boas condições. Ele deve ficar em local fresco, longe da luz direta e de fontes de calor. “A temperatura ideal para armazenar o chocolate é entre 18°C e 25°C. É importante também evitar mudanças bruscas de temperatura, que podem afetar a textura e aparência do chocolate”, explica o especialista.
Embora seja tentador colocar o chocolate na geladeira para mantê-lo fresco, isso pode causar condensação quando retirado, o que afeta a qualidade. Lucas explica que é melhor manter o chocolate em temperatura ambiente, desde que o local seja fresco e sem variações de temperatura.
O manuseio do chocolate é outro ponto crítico para evitar o derretimento. Ele lembra que no calor é mais fácil o chocolate superaquecer, o que pode fazer com que ele queime. Esse superaquecimento prejudica a estrutura do chocolate, tornando-o irreversível para reutilização. Por isso, quando for derreter o chocolate faça de forma gradual e controlada, preferencialmente em banho-maria ou no micro-ondas em intervalos curtos, mexendo sempre para evitar que o chocolate esquente demais em pontos específicos.