Veja quais os documentos para fazer um cruzeiro

Fazer uma viagem de cruzeiro é uma experiência única. Com tantas opções, para os mais diferentes gostoso e orçamentos, cada vez mais os brasileiros tem se encantado com as viagens a bordo dos mega navios. Mas é preciso ficar atento, já que para muitos essa ainda é uma experiência nova. Por isso, listamos abaixo, com auxílio da MSC Cruzeiros, quais são os documentos para fazer um cruzeiro.

Para viagem dentro do Brasil, sem sair da costa do país, os documentos para fazer um cruzeiro são RG original (com no máximo 10 anos de emissão) ou carteira de habilitação. Para crianças de até 12 anos é preciso apresentar a certidão de nascimento. Se o passageiro menor de idade não estiver acompanhado dos pais, deverão estar acompanhado de um responsável que também deverá apresentar obrigatoriamente autorização por escrito do pai ou da mãe com firma reconhecida em cartório, em duas vias.

Em viagens por países do Mercosul os viajantes podem apresentar o RG original (com no máximo 10 anos de emissão), mas é recomendável que os turistas sempre levem o passaporte com pelo menos seis meses de validade, pois em caso de dúvida quanto à identidade do portador a autoridade fiscalizadora poderá requisitar outro documento (RG ou Passaporte) que permita sanar a dúvida. Não é permitido o embarque de hóspedes portando CNH, CREA, CRM, OAB, Carteira de Identidade Militar entre outros documentos mesmo que tenha validade em território nacional. Menores de 18 devem portar o passaporte e o RG como documentos para fazer um cruzeiro. Se um dos pais não estiver presente, é necessária a apresentação de uma autorização por escrito do responsável ausente com firma reconhecida. Em caso de falecimento de um dos pais: devem apresentar o Atestado de Óbito original juntamente com uma cópia autenticada em cartório.

Confira a nossa experiência a bordo do MSC Seaview 

Para viagens internacionais o documento necessários para fazer um cruzeiro é o passaporte, com validade de seis meses no mínimo. Se os países visitados exigirem visto dos brasileiros (clique no link para saber mais a resepeito), ele também é necessário. Além disso, alguns destinos exigem que os turistas apresentem o Certificado Internacional de Vacinação da Febre Amarela. Ainda, os hóspedes deverão apresentar, no momento do check-in, o bilhete aéreo de retorno ao seu país de origem.